quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O ESCANDIO DA BICICLETA!

Sò por que são metais de transição ( terminam em "d" ) não significa que mereçam toda nossa atenção!!!!!! Mesmo porque tem utilizações pra lá de interessantes!!!!!!
Escândio (em homenagem a Escandinávia) é um elemento químico de símbolo Sc, número atómico 21 (21 prótons e 21 elétrons) com massa atomica 45 ug/mol. É um sólido a temperatura ambiente.
É um metal de transição, grupo 3 ou 3B. É encontrado em alguns minerais na Escandinávia.
É um metal mole, muito leve, resistente ao ácido nítrico e ácido fluorídrico diluidos , mas reage rapidamente com outros ácidos. Apresenta coloração branco prateado adquirindo uma coloração ligeiramente rosado quando exposto ao ar
O óxido de escândio Sc2O3, é usado para a produção de lâmpadas de vapor de mercúrio obtendo-se uma luz solar artificial da mais alta qualidade. O isótopo radioativo Sc-46 é usado no craqueamento do petróleo como traçador, e o metal tem aplicação na indústria aeroespacial devido ao seu ponto de fusão muito superior ao do alumínio.
Ah! o titulo acima !!!!!!!! o escandio é usado nos quadros de bicicletas para torná-las mais leves e resistentes e como consequencia, mais competitivas!!!!!

KIMIK ™
for ever !!!!!!!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

esclareceu imeso
Mas gostaria se colocassem mais informação

Mas continuem assim

Anônimo disse...

Oi ppl aewaewaeeeew!

O Geraldo diz para a Antonheta:
-Oi gata.
-Oiii!!!
-Me bate uma punheta!
-Me lambe a buceta!

Arquivo do blog