terça-feira, 25 de agosto de 2009

RADIAÇÃO E RADIOATIVIDADE



Oi, pessoal! olha eu de novo na CHEMISTRY !!!!!!!!!!

Antes de qualquer coisa precisamos saber o que é radiação e radioatividade:

Radiação
Em um sentido amplo, radiação é tudo que é irradiado (enviado em forma de raios) por algum lugar. A luz que vem do Sol é uma forma de radiação, assim como a luz de uma lâmpada e as ondas de rádio .A radiação pode ser de dois tipos: particulada (por partículas) ou ondulatória (por ondas). A luz do Sol é uma radiação por ondas já que a luz é uma onda eletromagnética. Quando você vai à praia, está se submetendo à radiação solar.
Radioatividade
Radioatividade é a emissão espontânea de radiação pelos núcleos dos átomos de determinados elementos. Radiação espontânea :independe de estar ligado ou desligado. Um aparelho de raios-X emite radiação quando ligado, mas se o desligarmos a emissão cessa. O aparelho de raio-X não é radioativo, embora emita radiação.
Por que um núcleo é radioativo?Quando um núcleo de um átomo tem excesso de partículas ou carga ou muita energia, ele pode se tornar instável. Se isso acontece ele procurará atingir a estabilidade emitindo algum tipo de radiação.Nessas emissões ele busca a estabilidade, ou seja, vai ser tornar outro elemento, uma vez que perde massa e número atomico
A radiação pode ser em forma de partículas alfa ou beta ou gama (por ondas eletromagnéticas ).
Radiação faz mal?
Somos "projetados" para suportar determinados níveis de radiação. Obviamente se ficarmos expostos a quantidades maiores podemos ter uma série de problemas, que vão desde simples queimaduras até câncer.Radição traz algum benefício?Sim. A radiação tem propriedades que nos podem ser muito úteis:
Radiação pode ser absorvida ou atravessar a matéria;
Pela absorção da energia (em forma de calor), células e pequenos organismos podem ser destruídos;
A propriedade de penetração das radiações permite identificar a presença de um radioisótopo em determinado local;
A quantidade de energia gerada pela fissão nuclear é muito grande
.( obrigada, prof. Fábio , do COC!)
E A BOMBA NUCLEAR, COMO É FEITA????????? E A ENERGIA NUCLEAR?
aguardem!!!!!!!!!! é o próximo assunto!
CHEMISTRY: WE LOVE THIS!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog