sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ENEM - especial água

OI, pessoas!
Veja as imagens ao lado: são da ilha de Manhattan, há 4 séculos atrás e hoje.
Qual a diferença principal?
Falta de espaços verdes porque o curso da água continua o mesmo!
A urbanização destrói as áreas verdes ,verticaliza as residências diminuindo a quantidade de terra que poderia absorver a água das chuvas.
Quanto maior a área de asfalto ,menor a drenagem e maiores as possibilidades de enchentes.
Agregado a isso temos indústrias poluentes, contaminação das águas superficiais( esgotos,lixo urbano) e o crescimento populacional que signifca mais comida, mais energia, mais banho, mais água.
É como estava conversando com voces: água é fator decisivo na qualidade de vida e desenvolvimento de um povo.O planeta tem a mesma quantidade de água que já existia no tempo dos dinossauros: o que aumentou, e muito, foi o número de seres vivos.
Por que água limpa?
Sem ela a população adoece, não consegue trabalhar, não produz, não compra, não há giro da economia: a roda do desenvolvimento fica emperrada!
Voces sabiam que a agricultura é responsável por 60% do consumo de água no Brasil?
E que uma camiseta de 250 gramas, básica, precisa de 2000 litros de água para ser feita?
E um sapato de couro, 8000 litros de água?
Essa água usada indiretamente é chamada de água virtual que encarece o preço e ameaça as fontes dos exportadores de água!
Países como Kuweit, Arábia Saudita, Jordania, Líbia e Israel, que não dispõe de recursos hidricos suficientes, importam alimentos.E quem não pode pagar como o Iemen?
Problema a ser digerido: em tempos de economia globalizada acrescente escassez de água pode transformar esse BEM NATURAL em BEM ACESSÍVEL -para quem possa pagar!(fontes: atualidades Enem e National Geographic)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog