domingo, 13 de setembro de 2009

MODELOS ATOMICOS LINDOS COMO SEMPRE!

NÃO RESISTI A ESSES LINDOS MODELOS ATOMICOS!!!!!!!!!!UM MAIS CHARMOSO QUE OUTRO!

ÁTOMO
- Tudo é constituído de átomos.
- A matéria é constituída de pequenas partículas, os átomos.
- É a unidade básica que acompanha a matéria.
- Foi denominado, há cerca de 2400 anos, por Demócrito e Leucipo. Eles acreditavam que os átomos eram partículas indivisíveis.
MODELOS ATÔMICOS
MODELO ATÔMICO DE DEMÓCRITO
O grego Demócrito de Abdea (470 - 400 a.C.) sugeriu que a matéria fosse descontínua, feita de minúsculas partículas indivisíveis. Sua teoria sofreu, naquele período, a rejeição do influente Aristóteles que imaginava a matéria contínua como “um todo inteiro”, idéia que permaneceu até a Renascença.
MODELO ATÔMICO DE DALTON (1766-1844)
O professor inglês John Dalton fez reviver o conceito de átomo propondo a teoria de que os elementos são formados por partículas diminutas e indivisíveis, chamadas átomos. O átomo seria a partícula elementar, a menor unidade da matéria, como esferas minúsculas, rígidas e indestrutíveis. Para ele, todos os átomos seriam iguais
.
MODELO ATÔMICO DE THOMPSON (1856-1940)
O físico inglês, em 1898, demonstrou os elétrons e cada elétron corresponde a uma carga negativa. Em 1898 acrescentou uma esfera positiva no seu modelo atômico, na qual os elétrons estão distribuídos + ou – uniformemente
.
MODELO ATÔMICO DE RUTHERFORD (1871-1937)
Em 1911 Rutherford concluiu que o átomo não era uma esfera maciça, admitindo uma parte central positiva, muito pequena mais de grande densidade (núcleo), em um modelo que se assemelha ao sistema solar.
MODELO ATÔMICO DE BOHR (1885-1962) — MODELO CLÁSSICO
Bohr Aperfeiçoou o modelo anterior, admitindo o fato de que os elétrons giram em torno do núcleo em órbitas específicas, sem perder a energia. Werner Heisenberg (1901-1977) estabeleceu o princípio da Incerteza, que contribuiu para que Erwin Schroedinger (1887-1961) definisse que um elemento constituído de um núcleo, onde se encontram os prótons e neutros, e de um orbital, região do espaço em torno do núcleo, onde há maior probabilidade de se encontrar o elétron. Os elétrons são descritos por equações de ondas em um orbital.
Esse é o modelo atualmente aceito e que contempla os níveis de energia.
( obrigada blogstorage! )

Nenhum comentário:

Arquivo do blog