quarta-feira, 24 de março de 2010

ÁGUA NO MUNDO - SITUAÇÃO CRÍTICA

OLÁ PESSOAL!!!!!!!
Então, todos bem?
Pensando a respeito da água? Eu também! No dia 22 de março saiu um caderno especial sobre água no Estado de São Paulo.
Vou reescrever algumas situações em países citados:
LONDRES: No início do mes , o rio Tâmisa, que banha a capital inglesa, atingiu seu nivel mais baixo e revelou enormes quantidades de lixo ( garrafas e sacolas plásticas).
Todo o ano voluntários limpam o rio nessa época: já foram retirados, nos últimos dez anos, cerca de 250 mil sacolas plásticas.
RIAD : A Arábia Saudita sofre com a escassez de água e investe milhões em dessalinização.
Para abastecer Riad ( com 4,5 milhões de habitantes) a água é extraída do Golfo da Arábia, transportados por cerca de 370km e dessalinizadas.
PEQUIM: Um em cada 4 chineses não tem acesso à água potável.A situação piora em Pequim onde a população de 17 milhões supera a capacidade de abastecimento local.A cidade também sofre com secas periódicas.
NAIRÓBI: na capital do Quênia , a seca e o desmatamento fizeram a represa Ndakaini baixar 44 milhões de m³. E no ano passado foi descoberto que uma quadrilha desviava quase metade da água para irrigar fazendas.
NOVA DÉLHI: o rio Ganges é o símbolo da pureza espiritual para os indianos. Nos últimos anos os níveis de poluição do rio e seus afluentes chegaram a niveis ameaçadores para a saúde humana.Na cidade de Varanasi o nivel de bactérias é 3000 vezes maior que oaceitável pela OMS.
500 mil pessoas morrem por ano na Índia com doenças ligadas à poluição das águas.
69% dos esgotos das cidades indianas são despejados em rios, lagos e no mar aberto.
SÃO PAULO:A região metropolitana é abastecida por 8 sistemas que captam água de difereentes mananciais.Dos 39 municípios 31 são cobertos pela SABESP que produz cerca de 105 mil litros de água por segundo!
A empresa trabalha com média per capita de 200 a 300 litros diários. A capital tem poucos recursos hídricos: para abastecer os quase 20 milhões de habitantes São APulo importa 48% da água que consome.
RIO: apesar de ter excelentes recursos hídricos mas a qualidade está comprometida devido à poluiçãodas águas.É necessário investimento pesado para garantir a captação de mais água que possa diluir as águas barrentas e com esgotos.

Um comentário:

Unknown disse...

Como eu disse no outro post, água ja deve estar valendo mais q o petróleo!!
Vamos economizar galera!!

Arquivo do blog