quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

UMA NOVA TABELA PERIÓDICA?

ALÔ PESSOAL!!!
Tabela Periódica todo mundo conhece, pelo menos o visual delas..
Mas essa tabela que está surgindo tem características bem diferentes, pois leva em conta uma série de propriedades atômicas e ligações:
O texto é da revista Science News:


Uma nova versão da tabela periódica mostra as propriedades previstas dos metais 2-D, uma classe obscura de materiais sintéticos. Arrayed em folhas de 1 átomo de espessura, a maioria destes metais 2-D ainda não foram vistos no mundo real. Então Janne Nevalaita e Pekka Koskinen, físicas da Universidade de Jyväskylä na Finlândia, simularam materiais 2-D de 45 elementos metálicos, variando de lítio ao bismuto.
 Para cada folha, os pesquisadores mediram o comprimento médio da ligação química, a força de ligação e a compressibilidade do material, como é difícil "espremer" os átomos mais próximos a equipe criou esses recursos na nova tabela periódica.
O novo trabalho, descrito na Revisão Física B, em 15 de janeiro, poderia ajudar os pesquisadores a identificar quais metais 2-D são mais promissores para várias aplicações, como estimular reações químicas ou detectar gases.Estes metais são semelhantes aos materiais 2-D previamente estudados, como o grafeno supermaterial (SN: 10/3/15, p.7) e o diamante  (SN: 9/2/17, p.12). Mas enquanto esses materiais eram constituídos por ligações covalentes - em que pares de átomos compartilham elétrons - esses metais 2-D são compostos de ligações metálicas, onde os elétrons fluem mais livremente entre os átomos. "É um novo tipo de família de nanoestruturas", diz Koskinen. "O céu é o limite, para  as aplicações "
Alguns metais em potencial de 2-D podem exibir qualidades quânticas exóticas, como o magnetismo 2-D ou a supercondutividade, a capacidade de transmitir eletricidade sem resistência. Tais propriedades podem tornar esses materiais úteis para a computação quântica.
Nevalaita e Koskinen criaram três tabelas periódicas que apresentam as propriedades dos metais 2-D com átomos em configurações triangulares, quadradas ou em favo de mel. Usando seu trio de tabelas, os pesquisadores descobriram que as propriedades dos metais 2-D estavam relacionadas às de seus homólogos 3-D. Por exemplo, os átomos de qualquer dado metal dispostos em uma rede triangular tipicamente tinham cerca de 70 % da força de ligação dos átomos na versão 3-D desse metal. As redes quadradas e de favo de mel geralmente mostraram cerca de 66 % e 54 % a força de ligação de metais tridimensionais, respectivamente.



( Science \News)







Nenhum comentário:

Arquivo do blog