domingo, 15 de novembro de 2009

ALERTA PARA A GROELANDIA

OLÁ, PESSOAL!
Hoje é domingo, dia abafado e chuvoso( aqui em SP) e leio na Abril.com que o gelo da Groelandia está derretendo de uma forma assustadora.
Há tempos eu venho postando alertas sobre os perigos do aquecimento global, mas parece que a coisa está mais feia que o previsto.
As calotas polares também estão diminuindo de diâmetro e o gelo que, deveria se formar no inverno europeu, está atrasado semanas complicando a vida dos animais e das plantas que já não sabem que ciclo seguir.
A foto ao lado é do blogdoplaneta e a matéria a seguir da Abril.com:
Imagens de satélite confirmam que as geleiras da Groenlândia estão derretendo mais rapidamente do que nunca.
O aquecimento global recente acelerou a perda de massa de gelo na ilha dinamarquesa para 273 Gt por ano (sendo que 1 Gt representa 1 quilômetro cúbico de água). O estudo, conduzido pela Universidade de Bristol, no Reino Unido, considera o período entre 2006 e 2008.
Com esse fenômeno, o nível dos oceanos está crescendo 0,75 milímetro por ano. Para se ter uma idéia, se todo o gelo da Groenlândia derretesse, haveria um aumento de sete metros nesse nível. Desde o ano 2000, os mares subiram 5 milímetros, cerca de 1.500 Gt. ( com esse aumento todas as cidades litoraneas estão ameaçadas, então, adeus litoral nordestino)
De acordo com os estudos da Universidade de Bristol, o derretimento das geleiras na ilha acelerou a partir de 1996, mas seu efeito foi encoberto pelo crescimento, no mesmo ritmo, das tempestades de neve.
Além disso, boa parte da água derretida voltou a congelar em algum momento. Não fossem esses dois fatores, a perda de massa da Groelnândia seria o dobro do observado no período.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog