segunda-feira, 10 de outubro de 2011

BRASIL IMPORTA LIXO "ÚTIL"



ALÔ PESSOAL!!!!!!!!!

Como estão?

Assunto espinhoso esse!

A matéria saiu no Estado de São Paulo, caderno Vida, de 9/10.

"A importação de resíduos é estratégica para alguns setores industriais brasileiros, com destaque para a siderurgia, a indústria do alumínio, do papel e PET.

A indústria usa as sobras do processo produtivo em sua cadeia novamente, o que reduz a matéria prima retirada do planeta e as emissões relativas a esse processo.

O Brasil importou no ano pasado 201.075 toneladas de sucata de ferro, aço e alumínio, resíduos de PET em flocos e aparas de papel."

As sucatas de aço e ferro são importantes pois seu uso reduz as emissões de CO2 e o consumo de água e energia.

Com o sistema deficiente de coleta no país, as empresas trabalham com esse lixo importado para a produção de seus materiais.

Essa sucata vem da Colômbia, Panamá, Malásia, Coréia, Inglaterra e Alemanha.

O grande problema surge quando os contêineres carregam, além do lixo especificado, outros como lixo doméstico e hospitalar.

Segundo a Receita Federal boa parte do "lixo proibido" , disfarçado de resíduos para reciclagem, entra no País como aparas de plástico,resíduo têxtil, de papel e borracha.

Para se ter uma idéia 10 milhões de toneladas de resíduos são transportadas anualmente, segundo o relatório " Lixo sem Fronteiras".Dessa quantia 80% é destinada à recuperação e reciclagem e 20% são destinados à disposição final.

O que é necessário, agora, é o comprador exigir um grau mínimo de pureza e especificar a maneira como essa carga deve chegar aqui.

Se todos fossem conscientes com relação à reciclagem, a quantidade de importação de lixo seria bem menor.

imagem:listaoguarulhos.com.br

Nenhum comentário:

Arquivo do blog