segunda-feira, 10 de maio de 2010

SUPERÓXIDOS

ALÔ PESSOAL! COMO ESTÃO?

Leram a matéria que saiu na "Veja" sobre traduções?

O GOOGLE , maior rede de busca também tem a mais eficaz rede de transliteração.Assim é que tantas outras pessoas, de tantos outros países, acessam os mais diversos sites, blogs, e se interam sobre o seu conteudo sem perder a compreensão.( então quem ler esse texto vai entender- assim espero!)

E os superóxidos? Li em um livro que els são usados para retirar gás carbonico de naves espaciais, de submarinos, nas estações espaciais e em locais fechados onde a necessidade de remover o CO2 seja necessária.

E com isso é feito? O dóxido de carbono passa através de superóxido de potássio ( amarelo) reage e forma o carbonato de potássio e gás oxigenio.

e de onde vem o superóxido? Leia abaixo!

O anion radical superóxido, mais vulgarmente designado por apenas superóxido, é uma espécie reativa de oxigênio. A sua fórmula química é O2•-, encontrando-se por vezes a notação mais simples O2-. Atua normalmente como um poderoso agente oxidante, podendo ser produzido em sistemas vivos.

Os óxidos CsO2, RbO2, KO2 e NaO2 são preparados através da reação de O2 com os respectivos metais alcalinos. ( lembra, família 1A)
Estes óxidos têm uma cor entre o amarelo e o laranja e são bastante estáveis desde que mantidos secos. Quando estes óxidos são dissolvidos numa solução contendo água, o superóxido sofre dismutação:
2 O2•- + 2 H2O → O2 + H2O2 + 2 OH−
Como outros sais, os sais de superóxido também se decompõem na ausência de água, através de aquecimento:
2MO2 → M2O2 + O2
em que M é um metal alcalino. Esta reação é a base do uso do superóxido de potássio, KO2, em geradores químicos de oxigénio, como os usados em espaçonaves e submarinos.(Wikipédia , adaptado)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog