quarta-feira, 12 de maio de 2010

COMO SE CHEIRA?


ALÔ PESSOAL!
VOCE SABE COMO SE CHEIRA E O QUE SE CHEIRA?
PRESTE ATENÇÃO!

lactona- cheiro de chocolate
O olfato é o único dos sentidos que tem conexão direta com o processamento de emoções e o armazenamento de memórias.Perfumes ou odores são capazes de despertar sensações de alerta ou tranqüilidade, conforto ou incômodo. Além disso, o olfato nos informa a origem de cada coisa e está intimamente relacionado ao instinto de sobrevivência. Não raro "algo que não cheira" bem nos avisa de que há algo errado com um alimento ou até com uma situação.Fechar os olhos é o primeiro passo para apurar este sentido. Depois, tente reconhecer os aromas ácidos, cítricos e doces presentes em diferentes flores, ervas, perfumes.E também vale "dar um cheiro", como dizem os baianos, nas pessoas queridas. Os perfumes são um dos grandes meios de comunicação entre os indivíduos. Quando escolhemos uma fragrãncia, buscamos um meio para transmitir nossa personalidade, sentimentos e intenções. As fragrâncias são assim, formas que utilizamos para sermos percebidos e notados através das sensações que causam (http://www.todos-os-sentidos.com.br/)


O olfato depende de receptores sensoriais que respondem à presença de certas moléculas na atmosfera. Nos humanos, estes quimiorreceptores estão localizado no epitélio oftactatório - um pedaço de tecido do tamanho de um selo postal, localizado na cavidade nasal.Este tecido é recoberto de cílios e uma camada de muco. As moléculas gasosas são dissolvidas no muco e, então, interagem com os receptores. Isto ativa uma enzima, a adenilil ciclase, que cataliza a conversão de ATP ao AMP cíclico (cAMP). O cAMP ativa um canal de Na+, gerando um potencial de despolarização ao longo da membrana. Este impulso é transmitido pelos nervos olfactatórios até o cérebro, que, computando outros estímulos sensoriais, interpreta o impulso como um odor - muitas vezes acionando áreas da memória que relacionam o particular odor com algo já experimentado antes...
Uma comparação das estruturas das moléculas com seus odores revela algumas similaridades: por exemplo, substâncias com odor de peixes geralmente contém um átomo de nitrogênio ligado a 3 átomos, com um par eletrônico não-ligante: são aminas primárias, secundárias ou terciárias, tal como dietilamina, H3C–NH–CH3 e etilamina, H2N–CH2CH3. A indústria alimentícia tem particular interesse em substâncias odorantes. Os grupos mais utilizados comercialmente são os ésteres e as gama e delta lactonas. (http://www.qmc.ufsc.br/)
Esse assunto vai render!!!!!!! XQUIMICA VOLTA COM O OLFATO APURADO!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog