quinta-feira, 3 de junho de 2010

VIDRARIAS E USOS











































ALÔ PESSOAL!!!!!
Como disse meu amigo Victor, estudar é tudo ( mesmo no feriado...)
Mas eu sei que tem algumas peças de laboratório que confundem quanto ao uso e o tipo.
Coloquei algumas aqui para voces observarem as formas e os usos.
Vamos lá:
à esquerda: funil de vidro:Auxiliar nas operações envolvendo líquidos, no enchimento de frascos e como suporte para papel de filtro. Deve ser sempre usado apoiado em anel de ferro apropriado, preso em suporte adequado e nunca apoiado sobre o frasco de acondicionamento.( imagem e texto: http://www.uspe.com.br/)
á direita: béquer :Utilizado para dissolução ou preparação de soluções à quente, devendo ser protegido do fogo direto pelo uso, por exemplo, de tela de amianto ou aquecimento em banho-maria. Não deve ser empregado para medidas de volumes. Deve ser evitado o uso de bastão de vidro, contra as paredes e o fundo do béquer, pois pode ser quebrado. Dissoluções a frio deverão ser efetuadas no copo graduado ou cálice.( imagem e texto mesma fonte acima)
no meio: balões volumétricos:vidraria de maior precisão usada para aferir volumes( imagem:www.ufpe.com.br)
Provetas graduadas: É empregada nas medições aproximadas de volumes de líquidos. Há provetas cuja capacidade varia de 5 mL a 2.000 mL. Nunca deve ser aquecida.( imagem: http://www.digilaboratorio.com.br/)
Embaixo:
Erlenmeyer : Empregado na dissolução de substâncias, nas reações químicas, no aquecimento de líquidos e nas titulações. Sua capacidade é variável ( texto e imagem: http://www.ca.ufsc.br/ )
Kitassato :É utilizado para efetuar filtrações a vácuo.( imagem: http://www.ufpe.com.br/ )
E não se esqueçam das regras: nunca cheirar nada do que se encontra nas vidrarias, não experimentar , não colocar água ( se não sabe do que se trata ) , manusear com cuidado.
E tem o funil de separação ( o primeirão lá em cima ) , o mais lindinho de todos, e o jogo de buretas ao seu lado!
XQUIMICA SEPARANDO E MISTURANDO!



Nenhum comentário:

Arquivo do blog