quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

RUTÊNIO - O METAL

OLÁ PESSOAL!!!!!!!!
Olha o Rutenio entrando na área!!!!!!!!
Encontra-se geralmente em minerais de platina, de onde é um subproduto, mas forma uns poucos minerais raros como a Rutenoiridosmina encontrada nos Montes Urais na Rússia.
O rutênio (latim Ruthenia, que significa "Rússia") é um elemento químico de símbolo Ru de número atômico 44 (44 prótons e 44 elétrons) e de massa atomica igual a 101g/mol. À temperatura ambiente, o rutênio encontra-se no estado sólido.
É um elemento do grupo do ouro (8 ou 8B) da classificação periódica dos elementos. É um metal de transição, pouco abundante, encontrado normalmente em minas de platina.
É empregado como catalisador e em ligas metálicas de alta resistência com platina ou paládio.
O rutênio foi descoberto por Karl Klaus em 1844
A procura do rutênio está aumentando. É usado em sua maior parte (cerca de metade do total dos destinos deste metal) na indústria electrônica, em contatos elétricos e em resistências para chips. Também é bastante requisitado na indústria química, nomeadamente para a produção de eletrodos e catalisadores. É igualmente utilizado na constituição de ligas, juntamente com a platina e o titânio.
O ruténio é extremamente eficaz na proteção do titânio à corrosão, sendo utilizado sob a forma de óxido, em ânodos à base de titânio em células eletroquímicas para a produção de cloro. O ruténio, além de melhorar a libertação do gás produzido no decorrer do processo, torna estes elétrodos bastante resistentes ao meio altamente corrosivo em que têm de trabalhar.
O ruténio possui também aplicações em catálise, quer no estado metálico quer sob a forma de óxido, podendo ser depositado sobre diversos suportes.
Nas suas aplicações catalíticas o ruténio está frequentemente associado ao níquel e ao paládio, sendo estes metais normalmente suportados sobre materiais como o carvão ativado, a alumina, o sulfato de bário .É utilizado em reações como a conversão do metano e do amoníaco a ácido cianídrico ou na oxidação do anidrido sulfuroso.
É utilizado como catalisador em reacções de hidrogenação, incluindo a síntese do amoníaco a partir do azoto. É também utilizado em reacções de oxidação catalítica de compostos orgânicos.
Está igualmente descrita a utilização de ruténio suportado para a redução fotoquímica da água para produção de hidrogênio.
Na indústria de joalharia, este elemento é normalmente utilizado no aumento da resistência mecânica de peças que possuam platina na sua composição.( fonte; wikipédia, http://www.e-escola.pt)
Bom, pelo que se vê o que não faltam são aplicações para esse Rutênio!
Até em radioterapia ele é utilizado!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog