segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

FAMILIAS 8B- FERRO

OLÁ PESSOAL!
Estão aí bons pedaços de ferro!
O ferro é um metal de grande densidade (7,85 g/m3) e alto ponto de fusão (cerca de 1530 ºC) e ebulição (funde a 3000 ºC), sendo encontrado na natureza na sua forma pura com cor prateada e na forma sólida à temperatura ambiente. É um dos metais de maior importância no mundo, sendo empregado a fabricação de ligas de aço, encontrado em vários compostos, sendo ele muito reativo com oxigênio, oxidando-se muito facilmente, e sendo o mais importante dos metais de transição para animais e plantas. Sua importância biológica reside, nas plantas, no transporte de nutrientes, e nos animais, de várias formas, sendo a mais importante no transporte e armazenamento de oxigênio na hemoglobina. O ferro é essencial ao nível da formação da hemoglobina do sangue e da respiração celular. Caso haja grande carência de ferro, o individuo poderá ter franqueza muscular, fraqueza capilar e anemia. É o quarto elemento mais abundante da crosta terrestre e o segundo metal mais abundante (só ficando atrás do alumínio). Devido a isso, o ferro teve grande importância histórica, por ser abundante e maleável, podendo ser empregado na construção de ferramentas e tendo um grande papel no desenvolvimento de civilizações, sendo principalmente muito usado desde a idade do ferro (cerca de 1200 a.C.), quando o homem aprendeu e desenvolveu a técnica de metalurgia do ferro, já que o ferro era muito abundante e de grande dureza e resistência. Foi também de grande importância na revolução industrial, na fabricação de ferramentas e implementos motivados pelo desenvolvimento da obtenção do ferro, podendo diminuir o valor da obtenção e torná-lo viável para construção de pontes, navios, linhas férreas, etc. Tem grande importância até os dias de hoje, sendo utilizado na fabricação de aço, uma liga de ferro e carbono de grande resistência. A diferença fundamental entre o ferro e o aço, é pela sua ductibilidade e facilidade em ser deformável por forja, laminação e extrusão, enquanto que uma peça em ferro fundido é fabricada pelo processo de fundição. Outro uso do ferro é o aço à prova de ferrugem chamado de aço inoxidável que é composto de ferro, cromo e níquel e usado em tecnologia médica, e ferramentas e materiais metálicos.
O ferro é um metal muito reativo tendo configuração eletrônica de (Ar) 3d6 4s2 sendo encontrado nos estados de oxidação II+ e III+ mais comuns e estáveis, encontrados mais facilmente na natureza e sendo encontrado nessa forma em vários compostos químicos e biológicos, e nos estados de oxidação de IV+ e VI+ menos comuns na natureza e menos estáveis.
É o metal de transição mais abundante da crosta terrestre, e quarto de todos os elementos. Também é abundante no Universo, havendo-se encontrados meteoritos que contêm este elemento. O ferro é encontrado em numerosos minerais, destacando-se:
A hematita (Fe2O3), a magnetita (Fe3O4), a limonita (FeO(OH)), a siderita (FeCO3), a pirita (FeS2) e a ilmenita (FeTiO3).
Pode-se obter o ferro a partir dos óxidos com maior ou menor teor de impurezas. Muitos dos minerais de ferro são óxidos.
E aí, gostou???????
( imagem:http://1.bp.blogspot.com)
( fontes:Wikipédia e http://www.ebah.com.br)
Próxima parada será o Rutenio!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog