quinta-feira, 29 de outubro de 2009

EQUILIBRIOS QUÍMICOS - A MISSÃO!













Então, pessoal,tudo certinho?

Estava eu lendo sobre equilibrios, e depois de ver tantos textos "dorminhoco" , resolvi escrever também!

Claro que com a ajuda da Wikipédia e UOL .Vamos lá:

Teoricamente, toda a reação química ocorre nos dois sentidos: de reagentes se transformando em produtos e de produtos se transformando de volta em reagentes. Contudo em certas reações, como a de combustão( CABUM!), virtualmente 100% dos reagentes são convertidos em produtos, e não se observa o contrário ocorrer (ou pelo menos não em escala mensurável); tais reações são chamadas de irreversíveis. Há também uma série de reações nas quais logo que uma certa quantidade de produto(s) é formada, este(s) torna(m) a dar origem ao(s) reagente(s); essas reações possuem o nome de reversíveis. O conceito de equilíbrio químico praticamente restringe-se às reações reversíveis.

Para as reações reversíveis quando a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa temo um equilíbrio químico.( veja gráfico 1) Quando há equilíbrio as quantidades de reagentes e produtos ficam constantes, o que não quer dizer SISTEMA PARADO!

Para os equilíbrios calculamos aconstante de equilíbrio : - químico arruma constante para tudo!
CONSTANTE DE EQUILÍBRIO
:
- Em função da concentração: (Kc)
a A + b B --> c C + d D
Kc = [C]c. [D]d / [A]a . [B]b
Kc = constante de equilíbrio; [ ] = concentração em mol/L.
Esta equação só pode ser utilizada quando a reação atingir o equilíbrio.
- Em função da pressão parcial: (Kp)
a A + b B-> c C + d D
Kp = PCc . PDd / PAa . PBb
Kp = constante de equilíbrio; P = pressão parcial.

Se o equilíbrio é dinâmico então podemos deslocar para um dos lados:
DESLOCAMENTO DO EQUILÍBRIO:
» Alteração na concentração:
- Se aumentarmos a concentração dos reagentes, o equilíbrio se deslocará para a direita, ísto é, no sentido dos produtos.
- Se aumentarmos a concentração dos produtos, o equilíbrio se deslocará para a esquerda, ísto é, no sentido dos reagentes.
- Se diminuirmos a concentração dos reagentes, o equilíbrio se deslocará para a esquerda, ísto é, no sentido dos reagentes.
- Se diminuirmos a concentração dos produtos, o equilíbrio se deslocará para a direita, ísto é, no sentido dos produtos.
» Alteração na pressão:
Com o aumento da pressão ocorrerá uma diminuição do volume, logo o deslocamento acontecerá no sentido em que houver redução da quantidade de mols.
2 H2 + 1 O2 -->2 H2O
Reagentes: 2 mols + 1 mol = 3 mols.
Produtos: 2 mols.
Nesta reação, como o produto possui menor quantidade de mols que os reagentes, o deslocamento ocorrerá para a direita, no sentido dos produtos.
Se diminuirmos a pressão, ocorrerá um aumento do volume, logo o deslocamento acontecerá no sentido em que houver um aumento do número de mols; na equação acima, se aumentarmos o volume o deslocamento será para a esquerda.
» Alteração na temperatura:
O aumento da temperatura favorece a reação endotérmica. A diminuição da temperatura favorece a reação exotérmica.
CO(g) + NO2(g) CO2(g) + NO(g)
delta H= - 56 Kcal.
Como o delta H é negativo, a reação é exotérmica ( perde calor para omeio). Este deltaH indica a variação de entalpia da reação direta, logo a reação inversa é endotérmica( ganha calor do meio). Aumentando a temperatura vai favorecer a reação endotérmica (inversa), diminuindo a temperatura vai favorecer a reação exotérmica (direta).
Veja no gráfico 2 que colocar catalisador não altera o equilíbrio.Lembre : a função do catalisador é diminuir a energia de ativação !

XQUIMICA CANSOU DE EQUILÍBRIO! POR ENQUANTO...

Nenhum comentário:

Arquivo do blog