terça-feira, 10 de setembro de 2019

DRÁGEAS, COMPRIMIDOS OU CÁPSULAS?

OI, GALERA!!!
OS MEDICAMENTOS, SUPLEMENTOS, ANTIBIÓTICOS COSTUMAM VIR EM EMBALAGENS COM OS NOMES ACIMA. MAS SERÁ QUE SÃO IGUAIS QUANDO VOCÊ INGERE? TEM A MESMA EFICIÊNCIA SE SUBSTITUIR UM PELO OUTRO? A RESPOSTA É NÃO PARA TUDO! VAMOS VER POR QUÊ? O tipo de apresentação do medicamento ou suplemento, vai depender do tipo de ação que se quer e onde ela vai ocorrer: estômago, intestino…fazer um blog

COMPRIMIDOS 

Mistura do princípio ativo em pó com substâncias que dão liga, como o amido ou a goma arábica. Eles são compactados até ficarem uniformes. DRÁGEAS Bem similares aos comprimidos. A diferença está numa película externa, que impede a degradação dos seus compostos. 

CÁPSULAS
 Revestidas de um material gelatinoso para proteger o conteúdo interno e facilitar a deglutição. Podem ser sólidas ou liquidas.

MODO DE AÇÃO: 

1. Porta de entrada Comprimidos, drágeas e cápsulas acessam o corpo pela boca. Há alguns comprimidos mastigáveis ou sublinguais em que a absorção é bem rápida e ocorre logo de cara. Eles são usados em situações de emergência, como um INFARTO.
 2. Túnel até a barriga Os medicamentos passam pela garganta, descem pelo esôfago e chegam ao estômago. Lá, o ácido clorídrico quebra o comprimido em pedaços menores. As drágeas e cápsulas são resguardadas por películas, e isso impede que elas sejam destruídas nessa fase.
3. Prontos para ação A etapa final do processo acontece no duodeno, o primeiro trecho do intestino delgado. Cápsulas e drágeas finalmente perdem seu envoltório e são assimiladas. A digestão dos comprimidos, que se iniciou no estômago, também é finalizada. 
4. Missão dada… Os princípios ativos caem na corrente sanguínea e passam a circular pelos vasos. Quando chegam ao local em que vão agir, se ligam a receptores presentes na superfície das células e desencadeiam uma série de reações. Sua missão terapêutica está cumprida. 


APROFUNDANDO: 
No caso das cápsulas e pílulas ingeridas pela boca, a primeira parada do princípio ativo é no estômago, após passar pela faringe e esôfago, chegando ao intestino, de onde os vasos sanguíneos absorverão os princípios ativos do medicamento. Pelas artérias e veias, o remédio caminha por longas avenidas até atingir as moléculas conhecidas como receptores, que têm a mesma fórmula química, ou seja, agem diretamente no local onde existe a doença, explicada pela alteração no funcionamento do organismo. Pelo fato do uso ser por via oral, o efeito demora mais para começar a dar resultados, ao contrário de outras formas de aplicação, como injetável ou sublinguais (comprimidos que dissolvem embaixo da língua). São exemplos os analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios. A maioria dos medicamentos não são absorvidos pelo cérebro, exceto os ansiolíticos, também conhecidos como calmantes. Nesse caso, eles possuem uma estrutura complexa que consegue passar a barreira hematoencefálica, responsável por proteger o órgão das substâncias químicas. Este tipo de medicamento reduz a excitação dos neurônios, diminuindo os impulsos nervosos que causam a ansiedade. Os comprimidos apresentam alta precisão na dosagem e conteúdo, permitindo uma variedade de espessuras e formas. Outra característica é que são invioláveis, ou seja, não possibilitam a adulteração do conteúdo. Já as drágeas são revestidas com uma camada à base de açúcar, com aspecto liso e brilhante. São fáceis de engolir e possuem sabor adocicado. No caso das cápsulas, existe uma mistura do fármaco com os excipientes (substâncias utilizadas na fórmula dos remédios) em um invólucro à base de gelatina, também conhecidos como blindados. São as formas sólidas mais utilizadas nas farmácias de manipulação. Também são eficientes em mascarar sabor e aparência desagradáveis, além de permitirem a rápida liberação dos princípios ativos. 

DICAS:

A ingestão de qualquer um deles sem o uso de líquidos, pode provocar a parada do medicamento na faringe e provocar uma inflamação. Não esqueça que o estômago tem ácido clorídrico, o que quebra os comprimidos , já na chegada . Isso não ocorre com as drágeas , que tem revestimento que suporta o ácido clorídrico e chega até o intestino para degradação e absorção. O mesmo ocorre com as cápsulas gelatinosas. Abrir uma cápsula para tomar o conteúdo dentro dela? Nem pensar!!! 
O medicamento é inviolável e só pode ser degradado no intestino.
 Cortar o comprimido ou drágea no meio? Só se houver a especificação para isso,porque uma vez que você quebra, a barreira da drágea também é quebrada e sua absorção e ação podem não ser as esperadas. 
Tempo para tomar esses medicamentos: se foi estalecido de 8/8 horas; 6/6 horas; 12/12 horas, siga à risca! Esse tempo tem a ver com a ação do medicamento em encontrar o local que necessita dele e fazer a conexão. 
E como unir duas peças de Lego= tem que ser compatíveis para encaixar. E mais uma vez, atenção para a auto medicação. 
Nem sempre aquela dor de cabeça tão sua conhecida, é somente uma dor de cabeça depois de um dia estressante. Dores frequentes precisam ser analisadas.
 Lembre disso na próxima cartela de comprimidos/drágeas/ cápsulas!
 fontes:Saúde Abril, hipolabor.com.br e Superinteressantefazer um blog

maiores informações: https://l-xquimica.com 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog