segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

FUVEST- 2° DIA- 2° FASE - QUÍMICA- RESOLUÇÕES

ALÔ PESSOAL!
Quem fez a segunda fase da Fuvest pode conferir as resoluções da prova de química.
Foi feito pelo Anglo e tem inserções do XQUIMICA.



O fogo é uma reação em cadeia que libera calor e luz. Três de seus componentes fundamentais são combustível, comburente (geralmente o O2 atmosférico), que são os reagentes, e calor, que faz os reagentes alcançarem a energia de ativação necessária para a ocorrência da reação. Retirando- se um desses três componentes, o fogo é extinto.
Para combater princípios de incêndio em ambientes domésticos e comerciais, são utilizados extintores de incêndio, equipamentos que contêm agentes extintores, isto é, substâncias ou misturas pressurizadas que retiram pelo menos um dos componentes fundamentais do fogo, extinguindo- o.
Três dos agentes extintores mais comuns são água, bicarbonato de sódio e dióxido de carbono.
a) Em qual dos três componentes do fogo (combustível, comburente ou calor) agem, respectivamente, a água pressurizada e o dióxido de carbono pressurizado, de forma a extingui-lo? Justifique.
b) A descarga inadvertida do extintor contendo dióxido de carbono pressurizado em um ambiente pequeno e confinado constitui um risco à saúde das pessoas que estejam nesse ambiente. Explique o motivo.
c) O agente extintor bicarbonato de sódio (NaHCO3) sofre, nas temperaturas do fogo, decomposição térmica total formando um gás. Escreva a equação química balanceada que representa essa reação.
RESPOSTA:
a) A água age sobre o calor, absorvendo-o do fogo. Já o gás carbônico tem a função de diminuir a concentração do comburente O2 na região próxima da chama.
b) Ao utilizar o extintor contendo gás carbônico em ambiente pequeno e confinado, ocorre diminuição da pressão parcial do O2, gás necessário para respiração, o que oferece risco à saúde das pessoas desse local.
c)  

OBS: o pó branco formado após o uso do extintor é o carbonato de sódio.


Em navios porta_aviões, é comum o uso de catapultas para lançar os aviões das curtas pistas de decolagem. Um dos possíveis mecanismos de funcionamento dessas catapultas utiliza vapor de água aquecido a 500 K para pressurizar um pistão cilíndrico de 60 cm de diâmetro e 3 m de comprimento, cujo êmbolo é ligado à aeronave.
Após a pressão do pistão atingir o valor necessário, o êmbolo é solto de sua posição inicial e o gás expande rapidamente até sua pressão se igualar à pressão atmosférica (1 atm). Nesse processo, o êmbolo é empurrado, e o comprimento do cilindro é expandido para 90 m, impulsionando a aeronave a ele acoplada. Esse processo dura menos de 2 segundos, permitindo que a
temperatura seja considerada constante durante a expansão.
a) Calcule qual é a pressão inicial do vapor de água utilizado nesse lançamento.
b) Caso o vapor de água fosse substituído por igual massa de nitrogênio, nas mesmas condições, o lançamento seria bem sucedido? Justifique.
Note e adote:
Constante universal dos gases: R = 0,082atm.L/K.mol
Massas molares:
H2O ..... 18 g/mol
N2 ..... 28 g/mol

RESPOSTA:

a)


b) Não, pois a substituição da mesma massa de água por nitrogênio provoca uma redução da pressão inicial do sistema, não atingido o valor de pressão necessária

 
Uma pessoa que vive numa cidade ao nível do mar pode ter dificuldade para respirar ao viajar para La Paz, na Bolívia (cerca de3600 m de altitude).
a) Ao nível do mar, a pressão barométrica é 760 mmHg e a pressão parcial de oxigênio é 159 mmHg. Qual é a pressão parcial de oxigênio em La Paz, onde a pressão barométrica é cerca de 490 mmHg?
b) Qual é o efeito da pressão parcial de oxigênio, em La Paz, sobre a difusão do oxigênio do pulmão para o sangue, em comparação com o que ocorre ao nível do mar? Como o sistema de transporte de oxigênio para os tecidos responde a esse efeito, após uma semana de aclimatação do viajante?
RESPOSTA:
  a) cálculo da fração molar de oxigênio :

como a fração molar em La Paz é a mesma:
 

b) Sendo a pressão parcial do oxigênio em La Paz menor que a encontrada ao nível do mar, a difusão do oxigênio do pulmão para o sangue diminui. Com a menor disponibilidade de oxigênio, durante a aclimatação, haverá uma maior produção de hemácias, favorecendo o transporte de oxigênio para os tecidos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog