segunda-feira, 3 de junho de 2013

COBALTO- MAIS UM ELEMENTO DA FAMÍLIA 8B

ALÔ PESSOAL!!!!
TUDO BEM?
Mais uma vez vamos insistir na família 8B, pois há muitos elementos interessantes como o cobalto.
Primeiro tem uma  cor azulada muito linda e muitas aplicações.
Vamos lá:
O cobalto é um elemento metálico relativamente raro, mas que ocorre na natureza associado a outros minérios, como prata, chumbo e cobre. A principal utilização é na produção de ligas metálicas. Vários sais de cobalto, como acetato de cobalto II ou III, naftenato e octanato, são usados como pigmentos na indústria de vidro e de cerâmica e como agente secante de tintas e vernizes. Os óxidos são utilizados como catalisadores nas indústrias química e de óleos (Figura 1). O nome do elemento é proveniente do alemão kobalt ou kobold, que significa espírito maligno ou demônio das minas, chamado assim pelos mineiros devido a sua toxicidade, e os problemas que ocasionava eram semelhantes aos do níquel, contaminando e degradando os elementos que se desejava extrair. Uma importante utilização do metal é na forma Cobalto-60, que é aplicado para tratamentos médicos e no método de irradiação de alimentos. Essa última utilização tem revelada importância diferencial para os produtores de frutas e hortaliças. A irradiação tem como objetivo destruir os organismos que causam a deterioração e envenenamento do alimento. Além disso, o cobalto em pequena quantidade é um elemento químico essencial para numerosos organismos, incluindo os humanos, além de ser um componente central da vitamina B12.


O cobalto é encontrado naturalmente em rochas, solos, águas, plantas e animais em quantidades-traço. As fontes naturais de emissão do composto para a atmosfera são vulcões e incêndios florestais. As fontes antropogênicas incluem queima de combustíveis fósseis, uso de biossólidos e fertilizantes fosfatados, mineração e fundição de minérios contendo cobalto e processos industriais que utilizam compostos de cobalto.
O cobalto liberado para a atmosfera é depositado no solo e água superficial por deposição seca e úmida. No solo, o metal geralmente apresenta baixa mobilidade e forte adsorção, porém a adsorção aumenta em solos ácidos. A precipitação mineral e a adsorção são dois processos que limitam as concentrações do metal na água.
2. Exposição humana e efeitos à saúde
As vitaminas do complexo B são as maiores responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano e o cobalto faz parte da composição química da vitamina B12 .
No organismo o cobalto tem como principal função prevenir a anemia, por meio da produção de células. Outra função importante é que o cobalto regula o sistema nervoso parassimpático. Observa-se deficiência do cobalto em doenças como anemias, ansiedades, diarreias, fadigas físicas e mentais, nas hipertensões arteriais, nas palpitações e tremores de extremidades. O que pode inibir sua presença no organismo humano são as deficiências de vitamina B-6 e ferro. Deste modo, recomenda-se a ingestão de vegetais, em especial a lentilha, produtos à base de soja e seus derivados, pêras, cerejas, leites, laticínios, amendoim, ervilha, manteiga, sardinha, salmão, entre outros .
Pessoas que mantêm uma dieta vegetariana possuem níveis de cobalto inferiores aos de uma pessoa que tem o hábito de comer carne o que pode levar à anemia e aos outros efeitos já mencionados.
A quantidade insuficiente de ácido clorídrico no estômago, dificulta a digestão e a assimilação do cobalto que está sendo ingerido. A insuficiência do pâncreas, responsável pela produção de várias enzimas digestivas também acarreta redução nos níveis de cobalto.
Outro exemplo são os diabéticos, que, além do baixo teor de cobalto no organismo, também possuem deficiência de vitamina B-12. No período menstrual, mulheres que têm náuseas, enxaquecas e cólicas fortes podem apresentar baixos níveis desse mineral.
O baixo teor de cobalto no organismo é responsável pelos seguintes sintomas: fadiga crônica, falta de resistência a pequenos esforços ou resfriados, alergia e coriza, perda de sensibilidade física e emocional, estado de depressão e anemia.
fonte: http://www.cienciasparalelas.com.br

QUEM DIRIA QUE O COBALTO TINHA TANTAS APLICAÇÕES????
E o azul de cobalto? O que é????
Próximo post!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog