quarta-feira, 5 de junho de 2013

AUTOPRESERVAÇÃO QUÍMICA- ANTIOXIDANTES

OLÁ PESSOAL!
Muitas pessoas se preocupam com os tais radicais livres, oxidantes, e o mal que causam no nosso organismo.
Podemos fazer alguma coisa ?
Primeiro saber o "que" para depois o " como"!
Gingko biloba
Em praticamente qualquer farmácia, supermercado ou loja de suplementos podemos encontrar frascos de antioxidantes, como óleos de peixes, folhas de Gingko biloba ou de trigo.
Esses suplementos alimentares são usados para ajudar a controlar a população de radicais livres do corpo humano e reduzir a velocidade de envelhecimento precoce e aparecimento de doenças degenerativas como ataque cardíaco e câncer.
os radicais ocorrem naturalmente no corpo, em parte como subproduto do metabolismo. Eles tem funções importantes mas podem causar problemas se não forme eliminados quando não são mais necessários.
Eles contém, com frequência,átomos de oxigênio e oxidam as moléculas de lipideos que formam a membrana celular e outros tecidos vitais. Essas oxidações mudam a estrutura das moléculas de lipideos e afetam a s funções das membranas que quando alteradas não protegem adequadamente a célula contra as doenças.Existem evidencias que o processo de envelhecimento é acelerado pelos radicais.
Quando os ácidos nucleicos DNA e RNA são atacados pelos radicais, eles não podem se replicar corretamente, e isso produz alterações que podem levara a células defeituosas e com menor capacidade de autoproteção contra o câncer, por exemplo.
O organismo mantém uma rede de antioxidantes, vitaminas A,E,C, e um grupo de compostos relacionados, chamados de coenzima Q. 


 Os antioxidantes são moléculas que são facilmente oxidadas e reagem com os radicais antes que eles possam agir no organismo.
Muitos alimentos como vegetais verdes, suco de laranja e chocolate contém antioxidantes e o mesmo ocorre com o café e o chá.
Condições ambientais agressivas como luz ultravioleta, ozônio no ar, má nutrição, fumaça de cigarros, podem causar estresse oxidativo, um condição em que a concentração  dos radicais fica tão alta que os antioxidantes naturais do organismo não podem mais proteger.
Ervas medicinais que contém certos produtos fotoquímicos, derivados de plantas e óleos de peixes estão sendo cotados para ajudar a complementar a dieta e aumentar a proteção contra os radicais livres.
fonte:Princípios da Química- P.Atkins e L. Jones



Nenhum comentário:

Arquivo do blog