terça-feira, 14 de maio de 2013

AQUÍMICA DOS ADOÇANTES- CICLAMATO

ALÔ PESSOAL!!!
Esse é o ciclamato de sódio, próximo de nossa lista de adoçantes artificiais.
O ciclamato de sódio é um substância química utilizada em adoçantes, na indústria farmacêutica e na composição de alimentos light, diet e zero açúcar.
Sabe-se que 1 dose de ciclamato de sódio adoça 50 vezes mais que 1 dose de açúcar e por isso deve ser consumido com moderação, a dose diária recomendada é de 11mg por kilo corpóreo, por dia.
Segundo estudos, o uso exagerado deste edulcorante pode causar diarreia, alterações genéticas e atrofia testicular.
O ciclamato de sódio é liberado no Brasil, apesar de ser proibido em países como Japão, França e Estados Unidos.( fonte:http://www.tuasaude.com)

O Ciclamato é o nome comum do ciclohexilsulfamato, identificado na indústria alimentícia com as siglas E 952. O ciclamato é amplamente utilizado na indústria de alimentos e farmacêuticos como edulcorante..
Ao ciclamato e a ciclohexina (seu principal metabólito) são atribuidos efeitos carcinogenos.( fonte : wikipédia)
Aparece na composição dos produtos como ciclamato de sódio, ciclamato de cálcio e ácido ciclâmico. O ciclamato e a ciclohexilamina, seu principal metabólito, atravessam a barreira placentária em humanos e desse modo podem ser expostos ao feto. O rim de ratos pode ser afetado por elevadas doses de ciclamato de sódio. Estudos sobre efeitos do ciclamato de sódio na espécie humana são necessários, pois, além de poder substituir a sacarose - prejudicial em casos de diabetes ou quando o controle e a redução do peso corporal são essenciais para a saúde dos pacientes - não propicia desenvolvimento de cárie dentária.
O ciclamato, sal do ácido N-ciclo-hexil-sulfâmico (CHS), é usado como adoçante artificial não calórico em diversos alimentos e bebidas, e na indústria farmacêutica. Aparece na composição dos produtos em três diferentes formas: ciclamato de sódio (C6H11NHSO3Na), ciclamato de cálcio (C12H24N2S2O6Ca) e ácido ciclâmico (C6H13NO3S).1 É inodoro, solúvel em água, álcool e propilenoglicol;2 é mais estável que o aspartame e a sacarina, podendo por isso ser levado a altas e a baixas temperaturas.
( fonte:http://www.scielo.br)
É importante que se faça a leitura dos rótulos dos produtos que voce utiliza,porque exceder a quantidade permitida não é difícil.
XQUIMICA ADVERTE: CUIDADO COM TODOS OS ADOÇANTES ARTIFICIAIS
 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog