sábado, 17 de março de 2012

RELÓGIOS MOVIDOS A ÁGUA,MAS NÃO SOMENTE ÁGUA!




























Olá Pessoal!!!!!!!!

Ganhei um relógio, esse da figura acima, bem verde, que diz funcionar à base de água.

Claro que, como química, sabia que tinha alguma coisa faltando: aliás, várias coisas!

Veja que tirei ( ou pelo menos tentei!) a foto de lado para voces verem que dentro do recipiente existem dois quadrados de metal ( zinco e cobre) formando , junto com os outros dois do lado oposto, uma pilha ! Simples assim!

Olha o esquema que veio da http://www.scielo.br/ .Mostra direitinho como são instaladas as placas e como há passagem de corrente:

Utilizando dois conjuntos de placas, ligue-os em série, conectando a lâmina de zinco de um conjunto à lâmina de cobre do outro . Ligue as lâminas de zinco e cobre externas do conjunto aos terminais correspondentes do dispositivo utilizado. Adicione água. Ela será a responsável pela condução dos íons.

O interessante é o aspecto de conversão de energia química em elétrica. Neste caso, a associação da ocorrência de reação química com a produção de corrente elétrica pode ser feita facilmente, comparando-se visualmente os aspecto final e inicial da lâmina de zinco após algum tempo de funcionamento da pilha.Logo que voce coloca a água e apilha começa a funcionar, bolhas formam-se nas placas claras ( de zinco).

Vejam: o processo global envolve a oxidação de magnésio metálico a Mg2+ , e a redução do íon H+ presente na água, à hidrogênio.

XQUMICA ESCLARECE : NÃO É SÓ ÁGUA!!!!!!!!!



Nenhum comentário:

Arquivo do blog