segunda-feira, 21 de março de 2011

RIOS VOADORES

ALÔ PESSOAL!!!!!!!!
Como estão?
Outono chegando, um meio friozinho batendo na porta e evaporação!!!!!!!
Veja a foto acima de um rio evaporando: literalmente, voce vê essa evaporação!!!!!!!!
Em entrevistas ao Estado de São Paulo, 20/março/2011, Gerard Moss falou sobre o projeto Rios Voadores, do qual ele é o idealizador.
Esse projeto, financiado pela Petrobras, visa mapear o papel da Amazônia na produção de vapor de água que alimenta outras regiões do país.
Os rios voadores são cursos de água atmosférica que levam umidade e vapor de água da bacia amazônica para outras regiôes do Brasil. São cerca de 20 bilhões de toneladas de água por dia , transportadas de forma "invisível" sobre nossas cabeças. Para se ter uma idéia , a vazão média do Amazonas é de 17 bilhões de toneladas de água por dia.Ou seja: a quantidade de água evaporada supera a vazão do rio.
Boa parte dessa água vem do mar, mas a floresta funciona como uma bomba biótica.Das cidades litoraneas até o Acre, acontecem 2,8 ciclos hidrólogicos( evaporação, condensação,precipitação); se não tivessemos a floresta,menos água chegaria aos pontos mais remotos, isso porque a condensação de água sobre a floresta faz com que a pressão, nesses locais, seja menor que sobre o mar, fazendo a umidade ir do mar para a floresta.
( fonte:Estado de São Paulo) foto:http://geopoliticadopetroleo

Nenhum comentário:

Arquivo do blog