quinta-feira, 24 de março de 2011

LEITE FUNCIONAL


No caderno agrícola do Estado de São Paulo, saiu essa reportagem sobre o leite funcional, de Leandro Costa:
Normalmente apenas metade dos nutrientes contidos no leite que se compra no supermercado é absorvido pelo organismo.Isso porque ele é "feito" para alimentar bezerros, e não seres humanos.
O leite longa vida passa por um processo de higienização em alta temperatura,e é enriquecido com cálcio, ferro e outros minerias de baixa absorção pelo organismo.
O Programa da Apta em Ribeirão Preto tem por objetivo modificar a composição do leite de vaca a fim de torná-lo mais adequado às necessidades humans.
Mas isso está sendo feito, modificando a dieta das vacas ( e não introduzindo substancias/elementos no leite já pronto) Estão sendo adicionados: óleo de girassol( para mudar o perfil de ácidos graxos do leite, aumentado a quantidade de gorduras insaturadas, que ajudam a diminuir o colesterol ruim) vitamina E e selênio que são importantes antioxidantes e ajudam a ativar o sistema imune.
Segundo a pesquisadora Márcia Saladini, o leite produzido pelas vacas apresentou uma maior presença desses nutrientes.
O leite produzido foi consumido por 80 crianças, durante 3 meses e examaes confirmaram níveis maiores de vitamina E e selênio e aumento do colesterol bom.
No enriquecimento artificial do leite a absorção é menor. Dessa forma proposta o nível de abosrção chega perto de 80% , superior até do que os paresentados quando se toma um suplemento alimentar, como uma pilula de cálcio.
Outra mudança foi em relação às vacas que começaram a apresntar uma melhora da saúde, maior média na produção de leite com qualidade.
( texto: Estado de São Paulo; foto:http://4.bp.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog