sábado, 29 de maio de 2010

METALOPROTEÍNAS


ALÔ PESSOAL!!!!!!!!
Sábado lindo, solzinho lá fora, frio na medida! Que tal ver um pouco dos mistérios da química?
Olha a figura aí em cima ( imagem:http://patofisio.wordpress.com)
Voce está vendo uma HEMOGLOBINA!
Observe no meio da estrutura: tem um átomo de ferro e é ele que se liga com a molécula de O2.
Algumas enzimas críticas de nossas células são metaloproteínas,isto é, grandes moléculas orgânicas formadas por cadeias enoveladas de poliaminoácidos que incluem , também, um átomo de metal.
Elas controlam a vida e nos protegem de doenças e também são usadas para traçar os caminhos da evolução humana.Os metais do grupo "d" da tabela periódica formam componentes de membranas, músculos,pele, ossos ,catalisam reações de oxi-redox, controlam o fluxo de energia e oxigênio e executam a fixação do nitrogênio.
A hemoglobina é a mais familiar da metaloproteínas: um íon Fe ( II) está no centro de um grupo heme. Quatro atomos de nitrogênio dos grupos amina servem de ligantes em um arranjo quadrado planar( como acima).Uma molécula de oxigênio atua como o quinto ligante, diretamente no átomo de ferro.
O monóxido de carbono forma uma ligação MUITO MAIS FORTE como o átomo de ferro que o oxigenio: daí o ligante CO impede que o O2 se ligue e a vítima morre por sufocamento!
O cobalto é um metal "d" necessário ao organismo para evitar a a anemia perniciosa e alguns tipos de doenças mentais.Ele é parte essencial de uma coenzima necessária para a ação da vitamina B12 e dá cor vermelha à essa vitamina.
A vitamina B12 , também chamada de cobalamina é a única metaloproteína que tem ligação metal-carbono.
As enzimas de zinco tem papel importante no metabolismo, na expressão dos nossos genes, digestão de comida, estocagem de insulina e concentração de colágeno.O zinco tem tantas funções no nosso organismo que é chamado de hormonio-mestre.
Sua concentração no organismo é igual ao ferro ,mas a concentração intracelular diminui como envelhecimento.( pode ser a causa do envelhecimento celular, mas complementar com zinco não é solução viável )
O crômio ( III) tem papel importante na regulação do metabolismo da glicose. O Cobre (I) é um nutriente essencial de células saudáveis pois é o único ácido de Lewis, biologicamente disponível, com carga +1.
( texto extraido do livro" Princípios da Quimica- questionando a vida moderna e o meio ambiente-Peter Atkins e Loretta Jones)
XQUIMICA METÁLICO!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog