quinta-feira, 9 de junho de 2011

MANTEIGA E MARGARINA



ALÔ PESSOAL!!!!!!!

Com esse friozinho, dá vontade de pegar aquele pão quentinho e passar...manteiga ou margarina??????

Vamos ver a composição delas para uma decisão altamente química?

MANTEIGA:

Componentes da Manteiga

A manteiga é constituída, principalmente, por matéria gorda, água e materiais não gordurosos do leite (substâncias nitrogenadas, lactose, sais minerais e ácidos, diversos produtos de transformação dos componentes normais, certa proporção de ar e, na manteiga salgada, cloreto de sódio). A proporção em que se encontram os principais componentes da manteiga varia, dentro de certos limites, com a qualidade do creme utilizado e com a técnica de elaboração. Uma manteiga bem elaborada contém:
matéria gorda (mín.) 80%
umidade (máx) 16 %
matéria não gordurosas do leite 1,2%.

Gordura:

Normalmente a manteiga contém 80-84% de matéria gorda. A matéria gorda é composta de diversos lipídeos que apresentam diferenças em suas características. Quimicamente consideradas, essas gorduras triglicérides de ácidos graxos, ou ainda, ácidos graxos combinados com a glicerina. Ao ácidos graxos principais são: oleico, palmítico, esteárico, mirístico, láurico, butírico, capróico, cáprílico e cáprico.
Matérias Nitrogenadas:
Na manteiga encontra-se um porcentagem de matéria nitrogenadas de 0,4 a 0,8%, com uma média razoável de 0,6%. Apesar dessa baixa porcentagem, tem grande importância na textura a manteiga e uma acentuada influencia sobre a propriedades de conservação da mesma.
As principais matéria nitrogenadas contidas na manteiga são caseína e lactalbumina, contendo alem disso, traços de lactoglobulina. A caseína encontra-se na manteiga em estado de fosfocaseinato de cálcio e lactato de cálcio. Como na manteiga encontra-se em estado coloidal proporciona-lhe esta estrutura cerosa característica, diferente das outras gorduras nas quais é granular e farinhosa. A albumina influi também participando da textura do corpo e da retenção de umidade da manteiga.

Sais minerais:
Os sais minerais encontram-se na manteiga na escassa proporção de 0,09 a 0,20% e, mais propriamente entre e0,12 e 0,14%. Estão representados por óxidos de potássio, sódio, cálcio, magnésio e ferro, anidrido fosfórico, ácido sulfúrico e cloro.
Ácidos:
pequena quantidade de ácidos, predominado o ácido lático, e em proporções menores, os ácidos acético, propiônico, glicólico.
Vitaminas
Além do valor alimentício, a manteiga possui propriedades biológicas, que se consideram como essenciais para as funções normais da vida animal, são as vitaminas.
A ausência de vitaminas na alimentação determinam transtornos e lesões de suma gravidade no organismo.
Na manteiga elaborada com todos os requisitos da técnica moderna encontra-se as vitaminas lipossóluveis A, D, e, K e colina, enquanto as hidrossolúveis (B1, B2, C) não se encontram na manteiga ou se acham em quantidades insuficientes para as necessidades orgânicas, pois são eliminadas em quase sua totalidade no leite desnatado ao desnatar o leite, no leitelho e na água de lavagem da manteiga.( fonte:http://www.fag.edu.br)


MARGARINA


COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA MARGARINA:
Gorduras Vegetais Hidrogenadas, Sebo Animal, Ácido Sulfúrico, Leite de Vaca, Soda Cáustica, Ácido Benzóico, Ácido Butil Hidroxitolueno(explosivo), Galato Propila, Corante Artificial(CI, CII, etc.), Aromatizantes Artificiais(PI, PIV), Antioxidantes Artificiais(AV, AVI e AVIII), Estabilizantes Artificiais, Vitamina "A" Sintética ou Acetato de Vitamina A2,20.COC Co)
RISCOS DE CONSUMO:
Ácido Sulfúrico, soda cáustica, ácido benzóico, antioxidante, aromatizante, estabilizante; estes são alguns ingredientes utilizados na fabricação da Margarina – produto que freqüenta com desenvoltura as mesas de milhões de pessoas no mundo inteiro.

A margarina contém ainda outros componentes altamente nocivos à saúde, como óleos vegetais saturados e sebo bovino. O óleo vegetal da Margarina recebe átomos de hidrogênio na sua industrialização e os fabricantes ainda usam quinze diferentes produtos químicos, inclusive um que é explosivo – o ácido butil hidroxitolueno – para quebrar as estruturas de sebo de boi e conservar a mistura. ( fonte:http://peshp.vilabol.uol.com.br)

Agora voce já sabe o que colocar no seu pãozinho????????

10 comentários:

Victor disse...

Isso significa que a margarina é um óleo vegetal hidrogenado misturado com um monte de substancias artificiais que são obtidas a partir do petróleo? Não parece nada saudável haha. Além disso a manteiga é muito mais saborosa, na minha opinião.

XQUIMICA disse...

OI, Victor!
Saborosa e necessária pois é fonte de várias vitaminas como a A!
E estudos recentes já estão banindo a margarina do cardápio...
abraços!

Unknown disse...

Margarina deveria ser proibida!! com a prisão de seus fabricantes, bandos de feladaputas!

jhenifer disse...

realmente a margarida já estava mais do que na hora começar a ser excluida

Unknown disse...

A margarina foi inventada para alimentar e engordar as aves (peru) mas como as aves começaram a morrer eles pra não perder o dinheiro gasto, fizeram mudanças na pigmentação da margarina e colocaram pra nos cosumirmos esse veneno.

Unknown disse...

O que foi exposto no comentário anterior, sobre as aves, é verídico?

Unknown disse...

O que foi exposto no comentário anterior, sobre as aves, é verídico?

XQUIMICA disse...

Oi, Varinia! Obrigada por acessar o XQUIMICA!
Se você deixar um pedaço de manteiga e um pedaço igual de margarina, fora da geladeira, durante um tempo , você vai verificar que:
a manteiga fica com cheiro esquisito, muito amarela e gosto horrível.
a margarina não se altera.... era usada para engordar perus, quando foi inventada.
XQUIMICA

Djovani santos disse...

Boa noite eu gostaria de saber se a margarina nas receitas também faz mau a saúde?

XQUIMICA disse...

Obrigada por acessar o XQUIMICA!
O que vai influenciar é a quantidade de margarina que você vai usar no preparo das receitas.
Se for em grande quantidade, substitua a metade por manteiga.
Normalmente, os bolos, biscoitos, pães, levam gorduras em sua composição. Algumas receitas permitem a substituição por óleo ( soja, girassol, canola). Outras pedem gordura sólida, manteiga ou margarina, ou mesmo gordura de coco.
Faça substituições, de acordo com o paladar e as necessidades de sua família!
XQUIMICA

Arquivo do blog