terça-feira, 9 de setembro de 2008

AMANHÃ, DIA 10/09, COMEÇA O FUNCIONAR O LHC!

LEIA QUE É IMPORTANTE E NÃO SABEMOS O QUE VAI OCORRER( NA VERDADE, NEM ELES!)
GENEBRA (Reuters) - Cientistas de um grande laboratório subterrâneo da Suíça vão realizar na quarta-feira um experimento para tentar repetir o "Big Bang" em pequena escala, tentando assim explicar as origens do universo e o surgimento da vida.
O Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês) usará ímãs gigantes colocados dentro de cavernas do tamanho de catedrais para disparar raios de partículas de energia ao redor de um túnel de 27 quilômetros, onde vão colidir quase à velocidade da luz.

Cientistas tentarão descobrir mais sobre conceitos nebulosos como "matéria escura", "energia escura", dimensões paralelas e, principalmente, o "bóson de Higgs", que teria tornado tudo possível.
Os cientistas da Cern esforçaram-se para rebater as sugestões feitas por alguns de que a experiência poderia criar pequenos buracos negros de gravidade intensa capazes de sugar todo o planeta.
O experimento deve repetir trilhões de vezes o momento ocorrido cerca de 15 bilhões de anos atrás quando, conforme crêem os cosmólogos, um objeto incrivelmente denso e quente do tamanho de uma moeda explodiu, expandindo-se rapidamente para criar as estrelas, os planetas e, um dia, a vida na Terra.
Os técnicos tentarão primeiro injetar um raio em uma direção do colisor hermeticamente fechado e localizado cerca de 100 metros abaixo do solo.
E então, talvez dentro das próximas semana, os cientistas injetarão os raios nas duas direções e farão com que as partículas colidam entre si -- inicialmente, com uma baixa intensidade.
Mais tarde, provavelmente no final do ano, avançarão para produzir diminutas colisões capazes de recriar o calor e a energia do "Big Bang", uma teoria sobre a origem do universo aceita pelos cientistas.
O que ocorrer depois desses eventos -- que, em seu ápice, poderiam acontecer cerca de 600 milhões de vezes por segundo -- será registrado por detetores ultra-sofisticados colocados no LHC em quatro pontos de colisão.( agencia Reuteurs)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog