AI, GALERA
O QUE ESTUDAR PARA A PROVA DO ENEM DE 10/ NOVEMBRO?
SAIBA PRIMEIRO AS MATRIZES:
Matriz de Referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Competência de área 1 – Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas
associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de
produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.
H1 – Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou
oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos.
H2 – Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde ou outro, com o
correspondente desenvolvimento científico e tecnológico.
H3 – Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum,
ao longo do tempo ou em diferentes culturas.
H4 – Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida
humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da
biodiversidade.
Competência de área 2 – Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas
às ciências naturais em diferentes contextos.
H5 – Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano.
H6 – Relacionar informações para compreender manuais de instalação ou utilização de
aparelhos, ou sistemas tecnológicos de uso comum.
H7 – Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de
materiais e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a
qualidade de vida.
Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou
conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações
científico-tecnológicos.
H8 – Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem
de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos,
químicos ou físicos neles envolvidos.
H9 – Compreender a importância dos ciclos biogeoquímicos ou do fluxo energia para a
vida, ou da ação de agentes ou fenômenos que podem causar alterações nesses
processos.
H10 – Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e(ou) destino dos
poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais.
H11 – Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia, considerando
estruturas e processos biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos
H12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou
econômicas, considerando interesses contraditórios.
Competência de área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em
particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos
científicos, aspectos culturais e características individuais.
H13 – Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, prevendo ou explicando a
manifestação de características dos seres vivos.
H14 – Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como
manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre
outros.
H15 – Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos
biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos.
H16 – Compreender o papel da evolução na produção de padrões, processos biológicos
ou na organização taxonômica dos seres vivos.
Competência de área 5 – Entender métodos e procedimentos próprios das ciências
naturais e aplicá-los em diferentes contextos.
H17 – Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e
representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo,
gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.
H18 – Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou
procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam.
H19 – Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam
para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.
Competência de área 6 – Apropriar-se de conhecimentos da física para, em
situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científicotecnológicas.
H20 – Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos
ou corpos celestes.
H21 – Utilizar leis físicas e (ou) químicas para interpretar processos naturais ou
tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica e(ou) do eletromagnetismo.
H22 – Compreender fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e a matéria em
suas manifestações em processos naturais ou tecnológicos, ou em suas implicações
biológicas, sociais, econômicas ou ambientais.
H23 – Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes
específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.
Competência de área 7 – Apropriar-se de conhecimentos da química para, em
situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científicotecnológicas.
H24 – Utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias
ou transformações químicas.
H25 – Caracterizar materiais ou substâncias, identificando etapas, rendimentos ou
implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais de sua obtenção ou produção.
H26 – Avaliar implicações sociais, ambientais e/ou econômicas na produção ou no
consumo de recursos energéticos ou minerais, identificando transformações químicas ou
de energia envolvidas nesses processos.
H27 – Avaliar propostas de intervenção no meio ambiente aplicando conhecimentos
químicos, observando riscos ou benefícios.
Competência de área 8 – Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em
situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científicotecnológicas.
H28 – Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou com
seus limites de distribuição em diferentes ambientes, em especial em ambientes
brasileiros.
H29 – Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos, analisando
implicações para o ambiente, a saúde, a produção de alimentos, matérias primas ou
produtos industriais.
H30 – Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam
à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.
VEJA QUE ESSAS SÃO AS MATRIZES DO ENEM 2020
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
►
2008
(278)
- ► janeiro 13 (3)
- ► janeiro 20 (1)
- ► janeiro 27 (1)
- ► fevereiro 3 (7)
- ► fevereiro 10 (7)
- ► fevereiro 17 (6)
- ► fevereiro 24 (13)
- ► setembro 7 (7)
- ► setembro 14 (3)
- ► setembro 21 (5)
- ► setembro 28 (6)
- ► outubro 12 (6)
- ► outubro 19 (4)
- ► novembro 2 (7)
- ► novembro 9 (4)
- ► novembro 16 (4)
- ► novembro 23 (3)
- ► novembro 30 (2)
- ► dezembro 7 (2)
- ► dezembro 14 (2)
- ► dezembro 21 (1)
- ► dezembro 28 (3)
-
►
2009
(214)
- ► janeiro 11 (3)
- ► janeiro 18 (6)
- ► janeiro 25 (2)
- ► fevereiro 1 (2)
- ► fevereiro 8 (3)
- ► fevereiro 15 (3)
- ► fevereiro 22 (3)
- ► setembro 6 (5)
- ► setembro 13 (6)
- ► setembro 20 (6)
- ► setembro 27 (5)
- ► outubro 11 (5)
- ► outubro 18 (6)
- ► novembro 1 (6)
- ► novembro 8 (7)
- ► novembro 15 (6)
- ► novembro 22 (6)
- ► novembro 29 (5)
- ► dezembro 6 (5)
- ► dezembro 13 (4)
- ► dezembro 20 (3)
- ► dezembro 27 (4)
-
►
2010
(170)
- ► janeiro 10 (3)
- ► janeiro 17 (3)
- ► janeiro 24 (2)
- ► janeiro 31 (2)
- ► fevereiro 7 (4)
- ► fevereiro 14 (4)
- ► fevereiro 21 (5)
- ► fevereiro 28 (3)
- ► setembro 5 (3)
- ► setembro 12 (5)
- ► setembro 19 (5)
- ► setembro 26 (3)
- ► outubro 10 (2)
- ► outubro 17 (3)
- ► outubro 31 (1)
- ► novembro 7 (4)
- ► novembro 14 (2)
- ► novembro 21 (3)
- ► dezembro 5 (4)
- ► dezembro 12 (1)
- ► dezembro 19 (1)
- ► dezembro 26 (1)
-
►
2011
(125)
- ► janeiro 16 (2)
- ► janeiro 23 (3)
- ► janeiro 30 (3)
- ► fevereiro 6 (4)
- ► fevereiro 13 (2)
- ► fevereiro 20 (1)
- ► fevereiro 27 (2)
- ► setembro 4 (1)
- ► setembro 11 (1)
- ► setembro 18 (3)
- ► setembro 25 (2)
- ► outubro 16 (1)
- ► outubro 30 (3)
- ► novembro 6 (4)
- ► novembro 13 (3)
- ► novembro 20 (4)
- ► novembro 27 (3)
- ► dezembro 4 (2)
- ► dezembro 11 (3)
- ► dezembro 18 (1)
- ► dezembro 25 (2)
-
►
2012
(93)
- ► janeiro 15 (1)
- ► janeiro 22 (1)
- ► janeiro 29 (3)
- ► fevereiro 5 (1)
- ► fevereiro 12 (1)
- ► fevereiro 19 (1)
- ► fevereiro 26 (2)
- ► setembro 2 (1)
- ► setembro 9 (2)
- ► setembro 16 (4)
- ► setembro 23 (1)
- ► setembro 30 (1)
- ► outubro 14 (3)
- ► outubro 21 (3)
- ► novembro 4 (3)
- ► novembro 11 (1)
- ► novembro 18 (2)
- ► novembro 25 (1)
- ► dezembro 2 (1)
- ► dezembro 9 (1)
- ► dezembro 16 (1)
- ► dezembro 30 (2)
-
►
2013
(83)
- ► janeiro 27 (2)
- ► fevereiro 17 (1)
- ► fevereiro 24 (1)
- ► setembro 1 (3)
- ► setembro 8 (2)
- ► setembro 15 (2)
- ► setembro 22 (1)
- ► setembro 29 (2)
- ► outubro 13 (1)
- ► outubro 20 (1)
- ► novembro 3 (2)
- ► novembro 10 (1)
- ► novembro 17 (1)
- ► novembro 24 (2)
- ► dezembro 1 (1)
- ► dezembro 15 (3)
-
►
2014
(52)
- ► janeiro 12 (2)
- ► janeiro 19 (1)
- ► janeiro 26 (2)
- ► fevereiro 2 (1)
- ► fevereiro 9 (1)
- ► fevereiro 16 (2)
- ► fevereiro 23 (2)
- ► setembro 14 (1)
- ► setembro 28 (1)
- ► outubro 19 (2)
- ► novembro 2 (2)
- ► novembro 23 (1)
- ► novembro 30 (1)
- ► dezembro 7 (1)
- ► dezembro 14 (1)
-
►
2015
(57)
- ► janeiro 11 (1)
- ► janeiro 25 (1)
- ► fevereiro 1 (1)
- ► fevereiro 8 (1)
- ► fevereiro 22 (1)
- ► setembro 6 (1)
- ► setembro 13 (1)
- ► setembro 20 (1)
- ► setembro 27 (3)
- ► outubro 11 (1)
- ► outubro 18 (1)
- ► novembro 1 (1)
- ► novembro 8 (2)
- ► novembro 15 (1)
- ► novembro 22 (1)
- ► novembro 29 (1)
- ► dezembro 6 (1)
- ► dezembro 13 (1)
- ► dezembro 27 (1)
-
►
2016
(60)
- ► janeiro 10 (1)
- ► janeiro 17 (1)
- ► janeiro 24 (1)
- ► janeiro 31 (1)
- ► fevereiro 7 (1)
- ► fevereiro 14 (1)
- ► fevereiro 21 (2)
- ► fevereiro 28 (2)
- ► setembro 4 (1)
- ► setembro 11 (1)
- ► setembro 18 (2)
- ► setembro 25 (1)
- ► outubro 16 (2)
- ► outubro 30 (4)
- ► novembro 6 (2)
- ► novembro 13 (2)
- ► novembro 20 (4)
- ► novembro 27 (4)
-
►
2017
(73)
- ► janeiro 15 (4)
- ► janeiro 22 (3)
- ► fevereiro 5 (2)
- ► fevereiro 19 (3)
- ► fevereiro 26 (1)
- ► setembro 3 (2)
- ► setembro 10 (2)
- ► setembro 24 (1)
- ► outubro 15 (1)
- ► outubro 29 (1)
- ► novembro 5 (3)
- ► novembro 12 (12)
- ► novembro 19 (5)
- ► novembro 26 (4)
- ► dezembro 3 (2)
-
►
2018
(44)
- ► janeiro 14 (4)
- ► janeiro 21 (2)
- ► fevereiro 4 (2)
- ► fevereiro 11 (1)
- ► fevereiro 18 (1)
- ► fevereiro 25 (1)
- ► setembro 2 (1)
- ► setembro 9 (1)
- ► setembro 16 (1)
- ► setembro 23 (1)
- ► novembro 4 (1)
- ► novembro 18 (5)
- ► dezembro 9 (5)
-
▼
2019
(25)
- ► janeiro 13 (1)
- ► janeiro 20 (1)
- ► fevereiro 3 (1)
- ► setembro 8 (2)
- ► setembro 15 (2)
- ► setembro 29 (1)
- ► outubro 20 (1)
- ► outubro 27 (1)
- ► novembro 3 (1)
- ► novembro 10 (1)
- ► novembro 17 (2)
- ► novembro 24 (1)
- ► dezembro 22 (1)
-
►
2020
(30)
- ► janeiro 19 (1)
- ► janeiro 26 (1)
- ► setembro 13 (2)
- ► setembro 20 (1)
- ► novembro 29 (1)
-
►
2021
(20)
- ► janeiro 10 (1)
- ► janeiro 24 (1)
- ► fevereiro 14 (1)
- ► fevereiro 28 (1)
- ► outubro 31 (1)
-
►
2022
(33)
- ► janeiro 16 (1)
- ► janeiro 23 (1)
- ► janeiro 30 (1)
- ► fevereiro 6 (1)
- ► fevereiro 13 (1)
- ► fevereiro 20 (1)
- ► fevereiro 27 (1)
- ► setembro 18 (2)
- ► outubro 16 (1)
- ► novembro 13 (1)
- ► dezembro 18 (1)
-
►
2023
(48)
- ► janeiro 22 (1)
- ► setembro 3 (1)
- ► setembro 10 (1)
- ► setembro 17 (1)
- ► setembro 24 (1)
- ► outubro 15 (4)
- ► outubro 22 (1)
- ► outubro 29 (2)
- ► novembro 5 (1)
- ► novembro 12 (1)
- ► dezembro 10 (3)
-
►
2024
(41)
- ► setembro 1 (1)
- ► setembro 8 (1)
- ► setembro 15 (1)
- ► setembro 22 (1)
- ► outubro 13 (3)
- ► outubro 20 (1)
- ► outubro 27 (1)
- ► novembro 3 (1)
- ► novembro 10 (1)
- ► novembro 17 (1)
- ► novembro 24 (1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário