quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

RESOLUÇÃO FUVEST 2016- QUÍMICA

ALÔ PESSOAL!!!
A primeira fase da FUVEST foi no domingo passado.
Como gosto de resolver as questões, demorei um pouco para fazer essa postagem.
Mas aqui estão as questões e as resoluções!


1--Existem vários modelos para explicar as diferentes propriedades das substâncias químicas, em termos de suas estruturas submicroscópicas.


Considere os seguintes modelos:


I. moléculas se movendo livremente;


II. íons positivos imersos em um “mar” de elétrons deslocalizados;


III. íons positivos e negativos formando uma grande rede cristalina tridimensional.


Assinale a alternativa que apresenta substâncias que exemplificam, respectivamente, cada um desses modelos.


             I                       II                                 III


a) Gás nitrogênio    Ferro sólido                  Cloreto de sódio sólido


b) Água líquida       Iodo sólido                    Cloreto de sódio sólido


c) Gás nitrogênio Cloreto de sódio sólido    Iodo sólido


d) Água líquida    Ferro sólido                      Diamante sólido
e) Gás metano  Água líquida                       Diamante sólido
RESPOSTA: A


 importante lembrar que os gases tem suas moléculas se movendo livremente, "mar" de elétrons caracteriza um metal sólido e rede cristalina tridimensional está ligada aos sais sólidos com ligações iônicas.




2--Uma estudante recebeu uma amostra de ácido benzoico sólido contendo impurezas. Para purificá-lo, ela optou por efetuar uma recristalização. No procedimento adotado, o sólido deve ser dissolvido em um solvente aquecido, e a solução assim obtida deve ser resfriada. Sendo as impurezas mais solúveis à temperatura ambiente, ao final devem ser obtidos cristais de ácido benzoico puro.

Para escolher o solvente apropriado para essa purificação, a estudante fez testes de solubilidade com etanol, água e heptano. Inicialmente, os testes foram efetuados à temperatura ambiente, e a estudante descartou o uso de etanol. A seguir, efetuou testes a quente, e o heptano não se mostrou adequado.

Nos testes de solubilidade, a estudante observou a formação de sistema heterogêneo quando tentou dissolver o ácido benzoico impuro em:


RESPOSTA: C
Ácido benzoico e heptano são compostos orgânicos não solúveis em água. O sistema heterogêneo ( que foi a pergunta) é formado , quando em temperatura ambiente  a água é adicionada ao ácido benzoico. E quando o ácido benzoico, impuro é adicionado ao heptano à quente, também forma um sistema heterogêneo .



3--O biogás pode substituir a gasolina na geração de energia. Sabe-se que 60%, em volume, do biogás são constituídos  de metano, cuja combustão completa libera cerca de 900 kJ/mol.
Uma usina produtora gera 2.000 litros de biogás por dia. Para produzir a mesma quantidade de energia liberada pela queima de todo o metano contido nesse volume de biogás, será necessária a seguinte quantidade aproximada (em litros) de gasolina:

a) 0,7

b) 1,0

c) 1,7

d) 3,3

e) 4,5

RESPOSTA: B

2000 litros ---- 100%
x------------------ 60%

x= 1,2 litros

4--Um aldeído pode ser transformado em um aminoácido pela sequência de reações:



O aminoácido N-metil-fenilalanina pode ser obtido pela mesma sequência reacional, empregando-se, em lugar do cloreto de amônio (NH4Cl), o reagente CH3NH3Cl:




Nessa transformação, o aldeído que deve ser empregado é:
RESPOSTA: A
Observe a construção da molécula dada como exemplo: conserva-se toda a estrutura anterior ao aldeído.
Sendo assim, na N metil fenilalanina, conserva-se o núcleo benzênico e o radical   ligado ao aldeído.


5--Para que um planeta abrigue vida nas formas que conhecemos, ele deve apresentar gravidade adequada, campo magnético e água no estado líquido. Além dos elementos químicos presentes na água, outros também são necessários. A detecção de certas substâncias em um planeta pode indicar a presença dos elementos químicos necessários à vida. Observações astronômicas de cinco planetas de fora do sistema solar indicaram, neles, a presença de diferentes substâncias, conforme o quadro a seguir:


Considerando as substâncias detectadas nesses cinco planetas, aquele em que há quatro elementos químicos necessários para que possa se desenvolver vida semelhante à da Terra é

a) I

b) II

c) III

d) IV

e) V

RESPOSTA C
Para que a vida, como conhecemos, seja possível, tem que ter os elementos C H O N  para a formação dos aminoácidos, proteínas, respiração
A alternativa que contém esses elementos na forma de moléculas é C.

6--  Um dirigível experimental usa hélio como fluido ascensional e octano (C8H18) como combustível em seu motor, para propulsão. Suponha que, no motor, ocorra a combustão completa do octano:

Para compensar a perda de massa do dirigível à medida que o combustível é queimado, parte da água contida nos gases de exaustão do motor é condensada e armazenada como lastro. O restante do vapor de água e o gás carbônico são liberados para a atmosfera. Qual é a porcentagem aproximada da massa de vapor de água formado que deve ser retida para que a massa de combustível queimado seja compensada?

a) 11%

b) 16%

c) 39%

d) 50%

e) 70%

RESPOSTA:E
  
Note e adote:

Massa molar (g/mol): H2O ------18      O2............. 32

                                 CO2 ....... 44       C8H18 ...... 114

pelo balanceamento da equação:
114 g de  C8H18 -------reagem com  162  de água

162 gramas de água correspondem a 100% da evaporação
que vão sair 114 gramas de octano---- x %
x= 70,32%
esse é o valor que deve ser retido para compensar o combustível que é queimado.


7-- A estrutura do DNA é formada por duas cadeias contendo açúcares e fosfatos, as quais se ligam por meio das chamadas bases nitrogenadas, formando a dupla hélice. As bases timina, adenina, citosina e guanina, que formam o DNA, interagem por ligações de hidrogênio, duas a duas em uma ordem determinada. Assim, a timina, de uma das cadeias, interage com a adenina, presente na outra cadeia, e a citosina, de uma cadeia, interage com a guanina da outra cadeia.
Considere as seguintes bases nitrogenadas:

As interações que existem  por ligação de hidrogênio entre adenina e timina e entre guanina e citosina, que DNA, estão representadas corretamente em:



RESPOSTA: C
Primeiro lugar é  a única alternativa onde as ligações estão efetuadas.
A chave para responder: pontes de hidrogênio que são ligações entre o H e o triunvirato: F,O,N .



8--Sabe-se que os metais ferro (Fe0), magnésio (Mg0) e estanho (Sn0) reagem com soluções de ácidos minerais, liberando gás hidrogênio e formando íons divalentes em solução.
Foram feitos três experimentos em que três amostras metálicas de mesma massa reagiram, separada e completamente, com uma solução aquosa de ácido clorídrico (HCl (aq)) de concentração 0,1 mol/L. Os resultados obtidos foram:



experimento
Massa da amostra metálica em g
Composição da amostra metálica
Volume da solução de
HCl (aq) (0,1 mol/L)
gasto na reação completa
1
5,6
Fe0 puro
V1
2
5,6
Fe0 contendo Mg0
como impureza
V2
3
5,6
Fe0 contendo Sn0
como impureza
V3









 

Colocando-se os valores de V1, V2 e V3 em ordem crescente, obtém-se

a) V2>V3>V1

b) V3>V1>V2

c) V1>V3>V2

d) V2>V1>V3

e) V1>V2>V3  

Note e adote:

Massa molar (g/mol): Mg ...... 24 ---------Fe ....... 56----------- Sn ....... 119  

RESPOSTA:  D

Ferro puro é  oxidado pelo ácido clorídrico
Ferro associado ao magnésio é uma reação mais rápida, pois o magnésio é facilmente oxidado pelo ácido clorídrico.
Já o ferro com estanho, tem uma oxidação mais lenta, reage devagar.



9--
Fenol e metanal (aldeído fórmico), em presença de um catalisador, reagem formando um polímero que apresenta alta resistência térmica. No início desse processo, pode se formar um composto com um grupo – CH2OH ligado no carbono 2 ou no carbono 4 do anel aromático. O esquema a seguir apresenta as duas etapas iniciais do processo de polimerização para a reação no carbono 2 do fenol



 


Considere que, na próxima etapa desse processo de polimerização, a reação com o metanal ocorra no átomo de carbono 4 de um dos anéis de I . Assim, no esquema
 A e B podem ser ,respectivamente:


RESPOSTA :B
O próprio note e adote dá a dica de contagem para que se faça a reação de polimerização, uma vez que o exemplo dado é no carbono 2 e a questão pede no carbono 4.



10--
O fleróvio (Fl ) é um elemento químico artificial, de número atômico 114. Na tabela periódica, está situado imediatamente abaixo do elemento de número atômico 82, que é o chumbo (Pb), como é mostrado na figura a seguir:



 Até o momento, só foi possível sintetizar poucos átomos de fleróvio na forma dos isótopos 288 e 289, pela fusão dos elementos plutônio e cálcio em um acelerador de partículas. Para o fleróvio289, o processo de síntese pode ser representado pela equação nuclear a seguir:

Considere as seguintes afirmações:
I. A aparência macroscópica do fleróvio é desconhecida, mas, provavelmente, será a de um sólido metálico.
II. Na formação do fleróvio-288, por processo análogo ao da síntese do fleróvio289, são liberados 3 prótons.
III. No grupo da tabela periódica ao qual pertence o fleróvio, há elementos que formam óxidos covalentes.
É correto o que se afirma apenas em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e III.
e) II e III.
RESPOSTA : D 
Olhando a tabela periódica, vemos que o elemento citado está na área dos sólidos metálicos.
A família à qual ele pertence é a família do carbono que tem predominância do óxidos covalentes- 4 elétrons na última camada- Exemplo CO e CO2 são óxidos covalentes.

obs: essas resoluções foram feitas pelo XQUÍMICA.




Nenhum comentário:

Arquivo do blog