quinta-feira, 23 de julho de 2015

APLICAÇÃO DA LUMINESCÊNCIA - NOVO CAMINHO PARA DETECÇÃO DO CÂNCER

ALÔ PESSOAL!!
Essa notícia  tirei de um site muito bom:http://phys.org
Tem muita coisa interessante sobre vários assuntos e esse me chamou a atenção por tratar de luminescência .


APLICAÇÃO DA LUMINESCÊNCIA


Na biologia e na medicina, muitas vezes precisamos detectar moléculas biológicas . Por exemplo , no diagnóstico do câncer , os médicos precisam de meios rápidos e confiaveis ​​para saber se as células de tumor estão presentes no corpo do paciente .
Embora existam métodos de detecção , esses muitas vezes requerem uma grande quantidade de tempo, trabalho e dinheiro . Cientistas da EPFL tem utilizado quimicamente a enzima responsável pela luz dos vaga-lume para fazê-lo " farejar " as moléculas biológicas alvo e dar um sinal luminoso. O resultado é um sistema de detecção barato , simples e altamente preciso .
O trabalho, agora parte de uma startup EPFL , é publicado na Nature Communications
O laboratório de Kai Johnsson no EPFL, liderada por Alberto Schena e Rudolf Griss, foram capazes de adicionar uma marca química pequena na enzima luciferase, que produz a luz de vaga-lumes. A etiqueta detecta uma proteína alvo, e a luciferase emite um sinal de luz que pode ser visto com um olho nu.
A equipe tem experiência comprovada neste domínio: em 2014, eles desenvolveram uma molécula de monitorização do fármaco rápida e fácil que levou a formação de uma empresa:  Lucentix.


 “Pensando fora da caixa’, eles contornaram os problemas de engenharia de proteínas completamente: em vez de mudar a luciferase para torná-la sensível para uma proteína-alvo - o que exigiria enorme trabalho - eles simplesmente a conectaram a um tag química pequena.


 A tag age como um interruptor: ele bloqueia luciferase, impedindo-o de produzir luz. Quando a tag detecta sua proteína alvo,ela sai do bloco de lucifarase. Como resultado, a luciferase é livre para acender as luzes, que é o sinal de que o alvo foi encontrado. Em suma, os cientistas criaram uma solução química para um problema biológico.


Essa luz gerada pela luciferase é suficente para ser vista a olho nu.


Esse trabalho mostra como é possivel aplicar a quimica sintetica para criar biossensores sofisticados e que atendam determinadas especificações.
Obs- tradução do texto feita pelo blog XQUIMICA.


 


 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog