quarta-feira, 13 de março de 2013

ÁGUA DO MAR CONGELA?????

OLÁ PESSOAL!!!!!!!!!!!
Prontos para mais uma interessante aquisição????
Vamos nessa!
Sabia que o mar congela de cima para baixo?
E qualquer água, doce ou salgada, faz a mesma coisa?
Já viu o gelinho se formando? Primeiro nas bordas, em cima e depois vai chegando ao meio.E a neve quando cai? Como se formam aquelas estruturas?
Mas porque tudo  isso acontece?
Só há uma explicação : pontes de hidrogênio!!!!!
Sim, aquelas estruturas que mantém a água ser " maleável", " escorreguenta", infiltrante, e por aí vai...
Na verdade o gelo é menos denso que a água e essa é a razão pela qual o gelo flutua.

O gelo é menos denso que a água por causa dos seguintes fatores:

  1) Entre as moléculas da água há interações conhecidas como pontes de hidrogênio. Como na molécula da água há um ângulo de 105º entre seus três átomos, e como é muito grande a diferença de eletronegatividade entre o oxigênio e o hidrogênio, a molécula é muito polar. Isto quer dizer que além dos dois hidrogênios a que está ligado o oxigênio (polo negativo) atrai hidrogênios de outras moléculas. Na água, por ser um líquido, há movimento entre as moléculas. Abaixando-se a temperatura este movimento vai diminuindo e elas vão se organizando de tal maneira que o oxigênio de uma molécula fica ligado ao hidrogênio de outras duas moléculas de forma definitiva através das pontes de hidrogênio, formando um hexaedro regular que ocupa um volume maior que antes quando havia movimento relativo entre as moléculas. Está formado o gelo.
  2) Os gases dissolvidos na água, podem durante o congelamento "não conseguirem sair" e formar bolhas dentro do bloco de gelo diminuindo ainda mais sua densidade.
  3) Caso o congelamento seja muito rápido, poderá ocorrer a formação do gelo na parte externa primeiro, com água no interior. Quando esta água congelar também aumentará de tamanho provocando fendas que poderão não ser preenchidas, também diminuindo a densidade do gelo. 
E como a agua do mar congela de cima para baixo, as correntes maritimas estão à salvo e o fluxo entre os seres marinhos também.
LINDA IMAGEM! CONFORME O BARCO VAI DESLIZANDO O GELO SUPERFICIAL SE QUEBRA E O MAR LÍQUIDO APARECE ABAIXO!

  
OLHA COMO O GELO É MAIS CONDENSADO NO MEIO....
E OS FLOCOS DE NEVE, QUE CAEM NOS FORMATOS MAIS DELICADOS!
E quando há muita neve o que se faz?
Sal nela!
Porque?

Por que é colocado sal? Neve temperada?
 
Porque a mistura de água e sal só congela a uma temperatura bem mais baixa que a água pura. Assim, o sal descongela a neve. No geral, água se solidifica a 0 grau. "Quando misturada com cloreto de sódio, que é o sal de cozinha, a temperatura de congelamento cai para 20 graus negativos", explica o químico Atílio Vanin, da Universidade de São Paulo. Mas, para um trabalho eficiente, não basta uma pitada. É preciso jogar sal em quantidade equivalente a pelo menos um terço do gelo que se quer derreter. No caso da neve, o degelo é rápido porque ela é fofa e o sal penetra com facilidade.

1. Mesmo quando está muito frio, sempre há um pouquinho de água líquida ao redor dos flocos de neve. O sal se mistura com ela.

2. Como na composição que surge há muito sal e pouca água, o gelo começa a derreter. Isso acontece porque as substâncias que estão próximas tendem a formar uma mistura homogênea.

3. A solução se mantém líquida, a menos que a temperatura caia abaixo de 20 graus negativos.
fontes: wikipedia, superinteressante,maisbranquelas.blogspot,Principios da química.

Um comentário:

Tales disse...

Obrigado e parabéns pelo blog!! 👍😊 Vivas à Ciência!!

Arquivo do blog