segunda-feira, 16 de abril de 2012

PÓ FACIAL




ALÔ PESSOAL!!!!!!!!!



A pedidos vamos falar de maquiagem, de uma forma química, claro!


O pó facial é considerado um dos mais antigos itens da maquiagem feminina e masculina.


Antigamente, o rosto branco, claro pertencia aos nobres e os queimados pelo sol, eram de camponesas. Esse é um dos motivos das camponesas se cobrirem tanto quando iam para os campos.O uso do pó facial se intensificou nessa época mas já era usado desde a Antiguidade.


A princípio o pó facial é usado para finalizações e não aplicado sozinho no rosto.


Pó facial vem em tons diferentes para combinar com diferentes tons de pele, e é uma boa idéia escolher o tom que mais se aproxima da pele natural. Isso ajudará a dar uma maquiagem de aparência mais natural, que deve ser praticamente imperceptível. Pode ser necessário o uso de pós faciais diferentes para o verão e inverno, como a pele pode ficar mais bronzeada no verão, ou mais seco e precisa de umidade extra no inverno. Além disso, alguns pós faciais são vendidos em vários tons especiais para se adequar às necessidades diferentes da pele, por exemplo, um pó facial com uma coloração esverdeada irá minimizar o aparecimento de vermelhidão, enquanto um pó púrpura-matizada pode ajudar a aparência da pele ou amarelo pálido .
Alguns tipos de pó facial contêm ingredientes extras para benefícios adicionais, tais como ingredientes SPF para se proteger do sol, ou acne .Em geral, mesmo se um pó facial oferece alguma proteção solar, é uma boa idéia de usar um protetor solar debaixo do pó. Outra opção é usar um hidratante com uma classificação SPF.
Para aplicar pó facial, ou com um pincel de maquiagem, esponja de pó, ou uma esponja de maquiagem, é necessário começar com uma rosto limpo. Aplicar qualquer creme hidratante, base líquida, ou corretivo antes de qualquer coisa. Então, pegue uma pequena quantidade de pó no pincel maquiagem e passe no rosto em movimentos rápidos de baixo para cima . Cuidado com a quantidade, pois é necessário que pareça natural.

Os pós faciais contem Carbonato de cálcio ( CACO3) e óxido de zinco ( ZnO), finamente triturados para poderem pulverizar.

Importante:


Os pós faciais consistem de um pó base, misturado com um agente corante (pigmento) e perfume. Um pó para peles normais normais deve possuir as seguintes qualidades:
1. Slip: que dá à pele um toque suave. Esta qualidade vem principalmente do seu conteúdo talco (35% – 79%), mas pode-se adicionar estearato de zinco ou magnésio.


2. Cobertura: equilíbrio entre a opacidade (cobrindo defeitos e brilho da pele) e transparência (para distinguir através dela a cor natural da pele). Os dois ingredientes que proporcionam o equilíbrio na maior parte dos pós são o óxido de zinco e dióxido de titânio.
3. Adesão: determina a persistência de pó no rosto sem ajustar. Talco, estearato de zinco, estearato de magnésio, caulim e giz tem qualidades adesivas.
4. Reflexão: a capacidade de dar à pele um aspecto aveludado. São usados amido e giz.
5. Outros ingredientes: inclui bactericidas, cores e aromas. Bactericidas são adicionados para inibir o crescimento bacteriano e conservar o produto. As cores que aparecem na lista de ingredientes deve ser aprovado e autorizado pela Administração de Alimentos e Farmácia. Perfumes são adicionados para melhorar a comercialização do produto.


E cuidado!


Apesar de todo o desenvolvimento, os pós faciais assim como os pós compactos( que são o mesmo que os faciais, só que compactados e aglutinados) podem gerar sensibilizações na pele.


XQUIMICA E VOCE MAIS BONITA!


fonte:http://www.teucorpo.com.br


foto:delunadelua.wordpress.com

6 comentários:

Vanessa S. Custódio disse...

Ehhhhhhh!!!!!

Obrigada, profª!
A sede de quem gosta de química e de cosméticos é insaciável!
Quero mais, muito mais!!! =D

Muito obrigada!

XQUIMICA disse...

Oi, Vanessa! Mas a química não é só cosméticos! para isso existe uma ciência: Cosmetologia!Mas farei o possível para colocar mais posts! Que tal saber sobre o rimel da próxima vez?bjs!

Unknown disse...

Oi professora, adorei as informações. Gostaria de saber do uso de marrom ao invés do preto na maquiagem, Pq tenho alergia a Preto. Obrigada.
Greyce

XQUIMICA disse...

Oi, Greyce, obrigada por acessar o XQUIM ICA!
Vamos lá, se você tem alergia a preto, que tipo de maquiagem você está falando? sombras, delineadores, kajall, porque cada um tem uma composição diferente...
e precisa ver se dentro do marrom, não tem os mesmos pigmentos.
XQUIMICA

Unknown disse...

Boa noite professora! Um pigmento alimentício altera a função do óxido de zinco? Estou fazendo uma pesquisa para um trabalho enorme. Obrigada pela atenção!

XQUIMICA disse...

OI, Marianna, obrigada por acessar o XQUIMICA!
Depende do corante alimentício. Tem alguns que são mais preocupantes que o próprio óxido de zinco.
Tem uma postagem sobre corantes alimentícios. Dê uma olhada!
XQUIMICA

Arquivo do blog