quarta-feira, 15 de junho de 2011

SUPERÁTOMOS E NOVOS ÁTOMOS!

ALÔ PESSOAL!!!!!!
E não é que haverá modificações na tabela periódica?
Veja o esquema ao lado e leia o texto da VEJA on line:
Uma equipe de cientistas da Virginia Commonwealth University, nos EUA, descobriu uma nova classe de "superátomos" – agrupamentos estáveis capazes de imitar propriedades de diferentes elementos da tabela periódica. O aglomerado em questão é composto por um átomo de ferro e oito de magnésio, mas com uma peculiaridade: os átomos de magnésio, um elemento que não é considerado magnético, assume um caráter metálico e atua como um pequeno ímã.
A descoberta pode ter implicações importantes na área de eletrônica molecular e, especialmente, nas pesquisas que estão sendo desenvolvidas em busca dos chamados computadores quânticos. Os pesquisadores acreditam que superátomos como este possam ser usados em componentes eletrônicos moleculares.
“Nossa pesquisa abre uma nova forma de infundir características magnéticas em elementos que não são magnéticos por meio da associação controlada com um único átomo magnético”, diz Shiv N. Khanna, responsável pelo trabalho. De acordo com Khanna, o desejo de obter um superátomo com propriedades magnéticas e condutivas determinou a escolha dos átomos: o magnésio é conhecidamente um bom condutor de eletricidade, ao passo que o ferro exibe uma alta sensibilidade magnética. O estudo foi publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences.
NOVOS ÁTOMOS!
Altamente radioativos, elementos de número atômico 114 e 116 só podem ser forjados em laboratório - e só duram milésimos de segundo...
Dois novos elementos químicos finalmente serão adicionados à tabela periódica. Após quase três anos de revisão e uma década de estudos, um comitê formado por físicos e químicos anunciou oficialmente a decisão. Ununqudium e ununhexium, como foram provisoriamente chamados até que nomes oficiais sejam escolhidos, são os dois elementos mais pesados da tabela e altamente radioativos. Seus números atômicos (quantidade de prótons) são 114 e 116, respectivamente, e seus números de massa (prótons mais nêutrons), 289 e 292.( fonte: VEJA on line)

2 comentários:

Victor disse...

Oi Lígia, achei duas matérias muito interessantes sobre química. Infelizmente não sei que composto é o da primeira matéria (eles não falam =/). Um grande abraço.

UFMG faz composto capaz de dissolver quase qualquer coisa

Substância em casca da maçã faz crescer músculos em ratos

XQUIMICA disse...

Muito obrigada, Victor! Já está no blog!Quanto á composição, estou morrendo de curiosidade!!!!!! vamos esperar para saber...
abraços!

Arquivo do blog