quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

NIÓBIO NA MIRA DOS AMERICANOS


ALÔ PESSOAL!!!!!!!
ESTÁ NA MÍDIA, É QUÍMICA, ESTÁ NO XQUIMICA!
Ao lado voce vê uma amostra de nióbio.
É um elemento químico?
Claro, nice people!
O nióbio é um elemento químico, de símbolo Nb , número atômico 41 (41 prótons e 41 elétrons) e massa atómica 92,9 g/mol. É um elemento de transição pertencente ao grupo 5 ou VB da classificação periódica dos elementos. O nome deriva da deusa grega Níobe, filha de Tântalo — que por sua vez deu nome a outro elemento da família 5B, o tântalo.
É usado principalmente em ligas de aço para a produção de tubos condutores de fluidos. Nas condições normais é sólido.
Foi descoberto em 1801 pelo inglês Charles Hatchett ( wikipédia
)
Onde é usado? por que estou falando nele?
O mega portal de "fofocas diplomáticas"WikiLeaks publicou um documento que indica que os EUA são dependentes do nióbio extraído em solo brasileiro.O governo americano se preocupa com a segurança das minas no Brasil, uma vez que nosso país detém 98% das reservas e 91% da produção do minério.
Outros elementos químicos são o manganês ( também incluso na lista de ouro dos EUA) e o ferro.
Para entender:
O elemento nunca foi encontrado livre na natureza. É encontrado em minerais tais como niobita (columbita) (Fe, Mn)(Nb, Ta)2O6, niobita-tantalita [(Fe, Mn)(Ta, Nb)2O6], pirocloro (NaCaNb2O6F ), e euxenita [(Y, Ca, Ce, U, Th) (Nb, Ta, Ti)2O6]. Minerais que contém nióbio geralmente contém também o tântalo.
Grandes depósitos de nióbio foram encontrados associados a rochas de carbono – silicatos, e como constituinte do pirocloro.
É usado para a fabricação de peças inoxidáveis e em ligas de metias não-ferrosos, como as utilizadas nos gasodutos e oleodutos.
Também é largamente utilizado em indústrias nucleares.
Grande quantidade de nióbio é utilizada em superligas para a fabricação de motores de jatos e subconjuntos de foguetes- equipamentos que necessitam de alta resistencia à combustão.
( O Estado de São Paulo, 7/12/2010 )
Entendeu a importancia de um nióbio?

Nenhum comentário:

Arquivo do blog