segunda-feira, 20 de setembro de 2010

AQUECIMENTO GLOBAL - NOVAS TEORIAS


OLÁ PESSOAL!!!!!!!!!

Segundinha de sol, e lá vou eu com o aquecimento global.

Nesse mes a SUPER levanta algumas questões sobre os novos estudos que revelam que o problema vem de onde menos se espera : mar, nuvens, plantas podem estar contribuindo para piorar os efeitos do CO2.

MAS COMO ASSIM???????


NUVENS E PARTÍCULAS EM SUSPENSÃO

Quanto mais o planeta esquenta, mais água evapora ( oceanos, mares, rios) . Essa água vai para o estado gasoso e incorporada à atmosfera. Mas esse vapor de água forma uma barreira que ajuda a reter o calor na Terra.
As nuvens são brancas e essa cor é boa porque reflete a radiação solar rebatendo parte do calor que chega à Terra. Mas...
acima de 6 km tem o efeito oposto: impedem que o calor se dissipe na atmosfera!
A queima de combustíveis fósseis gera CO2 e esquenta o planeta. Sabia que certos tipos de poluição ,como o dióxido de enxofre liberado pelos vulcões, refletem radiação solar, ajudando a resfriar a Terra???

PLANTAS E CO2

As folhas das plantas tem poros ( estômatos) pelos quais ela absorve CO2. A planta também usa esses poros para transpirar, o que reduz sua temperatura interna e , a do ambiente ( note que em áreas com muitas árvores a temperatura é sempre menor) .
Em um primeiro momento o aumento da concentração de CO2 na atmosfera é bom para a planta - porque esse gás é usado durante a fotossíntese. Ela absorve mais CO2 e cresce mais.
O problema é que esse CO2 satura os estômatos, que encolhem e não conseguem fazer a transpiração. Em vez de refrigerar o ambiente e a si própria, a palnta fica quente - e o entorno também.

Vamos aguardar o novo relatório do IPCC que conta com 831 cientistas( espalhados ao redor do mundo) e deve ficar pronto entre 2013 e 2014, que aborda essas e outras! questões .

Até lá o que for novidade, dá uma chegada aqui no XQUIMICA !
(texto retirado da edição n°282 da SUPER )
(imagem:www.estadao.com.br)

2 comentários:

Anônimo disse...

Apenas de curiosidade: alguém já calculou as emissões decorrentes dos dois aviões do JN que ziguezaguearam aleatoriamente nos céus do Brasil nas últimas semanas?
Um descida(ou subida) Estado a Estado (sem vai e volta) não seria uma solução mais ambientalmente recomendada? Isso não resolvee o problema das Mudanças Climáticas - certamente - mas estimularia que cada um faça a sua parte.

Roosevelt

XQUIMICA disse...

Uma colocaçào muito bem feita...
Falar sobre o aquecimento global e suas consequencias é fácil.
Providências são de execução mais complicada e depende da boa vontade de todos.
Abraços

Arquivo do blog