sexta-feira, 30 de julho de 2010

A DEPRESSÃO É CINZA!

serotonina em sua fórmula química ( veja as funções amina e fenol):
ALÔ PESSOAL!!!!!!!

Não que eu queira que voces se sintam " depressivos" mas este estudo feito na Alemanha, pode ajudar a detectar essa doença que pode atingir qualquer ser humano.

Saiu na "Veja on line":

O mundo é literalmente cinza para as pessoas que sofrem de depressão. A descoberta, realizada por cientistas alemães, prova o que há séculos é manifestado na pintura, na literatura e em outras artes. Segundo um estudo da Universidade de Freiburg, na Alemanha, a doença causa uma alteração fisiológica nos olhos, cujo efeito é a perda de sensibilidade na visão.
Os pesquisadores realizaram testes na retina de pacientes voluntários e mostraram que o efeito é semelhante ao ato de diminuir o controle de contraste em uma TV. Para os especialistas, a conclusão da experiência foi tão clara que eles acreditam poder usar o teste de visão para medir níveis de depressão em pacientes que apresentem sintomas da doença.
Essa pode ser a razão pela qual, ao longo dos tempos, independentemente da cultura ou língua, os artistas retratam a depressão usando símbolos da escuridão e tons cinzentos.

Depressão é um assunto sério, que deve ser tratado com os profissionais de área e pode ter várias causas. Uma delas, claro, é quimica:

Alterações nos níveis de neurotransmissores (principalmente serotonina, acetilcolina, dopamina, epinefrina e norepinefrina) relacionam-se à susceptibilidade para depressão. Alguns hormônios também podem ter um papel importante – ainda que isto não esteja muito claro. Ainda, atrofias em certas áreas do cérebro (particularmente no lobo pré-frontal) responsáveis pelo controle das emoções e produção de serotonina são responsáveis por distúrbios depressivos importantes.(Wikipédia)

O que é serotonina?

Muito já se falou sobre ela, mas é bom lembrar que:

A serotonina é um neurotransmissor, isto é, uma molécula envolvida na comunicação entre (neurônios). Ela é quimicamente representada pela 5-hidroxitriptamina (5-HT), sendo também frequentemente designada por este nome.
Esta comunicação é fundamental para a percepção e avaliação do meio e para a capacidade de resposta aos estímulos ambientais. Diferentes receptores detectam este neurotransmissor, envolvido em várias patologias.
A serotonina parece ter funções diversas, como o controle da liberação de alguns hormônios e a regulação do ritmo circadiano, do sono e do apetite. Diversos fármacos que controlam a ação da serotonina como neurotransmissor são atualmente utilizados, ou estão sendo testados, em patologias como a ansiedade, depressão, obesidade, enxaqueca e esquizofrenia, entre outras. Drogas como o "ecstasy" e o LSD "mimetizam" alguns dos efeitos da serotonina em algumas células alvo. O ecstasy promove libertação maciça de serotonina e posterior falta da mesma.(Wikipédia)
XQUIMICA DESEJA UM ÓTIMO FDS ( SEM DEPRESSÃO!) E RETORNO ÀS AULAS !

2 comentários:

Victor disse...

Bom, como dizem... "Os olhos são os espelhos da alma".

Já houve muitos casos onde problemas como transtornos, conflitos, emocionais e psicológicos refletiam nas pessoas como manifestações físicas. Como por exemplo o estresse que leva o individuo a ter ansiedade sem motivo aparente, dores de cabeça, dores musculares, alergias; e pode até levar o individuo a ter um infarte. E isso tudo na verdade não passa de um problema psicológico que teve suas consequências se manifestando no corpo também.

Ou seja, não é muito radical pensar que a depressão pode causar essa perda de sensibilidade na visão. E com certeza não é só isso que ela pode causar.

Depressão é uma doença séria. Algumas pessoas associam essa doença a um evento desagradável ou a uma simples tristeza como causadores, quando na verdade é uma doença séria. E infelizmente as pessoas estão sofrendo cada vez mais desse mal por alguma razão.

A historia nos mostra que vivemos no tempo de maior prosperidade. Temos tecnologia, saúde, democracia, um mundo livre de guerras, um aumento nas oportunidades, e um mundo sem fronteiras. Por que será que vemos que a depressão aumenta, em vez de diminuir?

XQUIMICA disse...

olá Victor!
Alguns estudos indicam que a depressão aumenta no mesmo passo da evolução.
Quanto mais evoluidos, mais ligados com a realidade, mais propensos a depressão.
Temos uma visão muito mais ampla de "mundo".
Conhecemos mais, absorvemos mais, nos importamos mais.
E esse universo aumentado e estimulado nos oprime...
Depressão antes era coisa de "gente que não tinha o que fazer"
Hoje é considerada um dos maiores motivos de mortes suicidas.
A medicina ainda tem um longo caminho pela frente...

Arquivo do blog