segunda-feira, 23 de novembro de 2009

FUVEST 2010

Um botânico observou que uma mesma espécie de planta podia gerar flores azuis ou rosadas. Decidiu então estudar se a natureza do solo poderia influenciar a cor das flores. Para isso, fez alguns experimentos e anotou as seguintes observações:
I. Transplantada para um solo cujo pH era 5,6 , uma planta com flores rosadas passou a gerar flores azuis.
II. Ao adicionar um pouco de nitrato de sódio ao solo, em que estava a planta com flores azuis, a cor das flores permaneceu a mesma.
III. Ao adicionar calcário moído (CaCO3) ao solo, em que estava a planta com flores azuis, ela passou a gerar flores rosadas.
Considerando essas observações, o botânico pôde concluir que :
a) em um solo mais ácido do que aquele de pH 5,6 , as flores da planta seriam azuis.
b) a adição de solução diluída de NaCl ao solo, de pH 5,6 , faria a planta gerar flores rosadas.
c) a adição de solução diluída de NaHCO3 ao solo, em que está a planta com flores rosadas, faria com que ela gerasse flores azuis.
d) em um solo de pH 5,0 , a planta com flores azuis geraria flores rosadas.
e) a adição de solução diluída de A(NO3)3 ao solo, em que está uma planta com flores azuis, faria com que ela gerasse flores rosadas.
Olá, pessoal! Saindo, quentinho do forno da Fuvest, esse exercício de pH.
Tente acertar, mas não vale ver o gabarito!
Resposta e explicação amanhã!
Aliás, eu não falei que ia cair gripe suina, ilhas de calor, termoquimica?????? viram? caiu mesmo!

Um comentário:

Victor disse...

Eu não olhei o gabarito, mas eu lembro que eu coloquei a letra A :) Mas eu n tenho nem ideia de como se faz.

Arquivo do blog