terça-feira, 8 de setembro de 2009

ITRIO O VERMELHO DA TELEVISÃO!

vamos lá, pessoal! não é porque o mundo está caindo lá fora que a bela Chemie deixa de dar sua graça!
Comecei a falar da família 3 B, com o escandio.
Agora vamos para o Itrio, esse belo metal que voce vê na fotinho aí em cima!
Como é esse metal????????
O Ítrio é um elemento químico de símbolo Y, número atômico 39 (39 prótons e 39 elétrons), com massa atómica 89 g/mol. Na temperatura ambiente o ítrio encontra-se no estado sólido. É um metal da série metal de transição pertencente ao grupo 3 (3B) da Classificação Periódica dos Elementos. É comum em minérios terras raras e dois de seus componentes são usados para a obtenção da imagem vermelha em televisão a cores.
Este elemento não é encontrado livre na natureza. É encontrado em quase todos os minerais de terras raras e minerais de urânio. O ítrio é recuperado comercialmente de areias monaziticas, e da bastnasita; pode ser produzido a partir da redução do fluoreto de ítrio com cálcio. Este metal também pode ser obtido utilizando outras técnicas. É difícil separá-lo de outras terras raras, e quando extraído, apresenta-se como um pó cinza escuro.
As amostras das rochas lunares coletadas durante o programa Apollo continham um índice elevado de ítrio.

MAS O QUE SÃO TERRAS RARAS??????????
Os elementos que constituem o grupo das terras raras foram inicialmente isolados sob a forma de óxidos, recebendo então a designação de "terras", qe era a denominação genérica dada aos óxidos da maioria dos elementos metálicos. Por apresentarem propriedades muito similares, serem apenas conhecidos em minerais oriundos da Escandinávia e por serem de difícil separação, foram considerados "raros", daí resultando a denominação "terras raras", ainda hoje utilizada, apesar de alguns deles serem comparativamente abundantes na composição da crosta da Terra.
( fonte adaptada- Wikipédia)

2 comentários:

Priscila disse...

Oii
passei aqui rapidinho
pois estou na facul...na aula de desktop aquela de aprender photoshop, illustrator e bla bla bla e eh no computador hehe
Seu blog continua mto legal
Parabens..
mas aquele twitter eu n entendi nada kkk
bom...vou voltar pra aula se nao a prof me mata
beijosss
se cuida

XQUIMICA disse...

OBRIGADA PELA VISITA!

Arquivo do blog