terça-feira, 19 de maio de 2009

ÁCIDO ÚRICO E URÉIA SÃO PARENTES?




Estava eu dando aula na quadra, escrevendo na mesa de ping-pong( em pé- a mesa e eu!) , falando de aminas e amidas, quando a pergunta da Maria Cláudia caiu feito um raio: ácid úrico e uréia são a mesma coisa, ou parentes?
Ai,Ai,Ai...

Vamos procurar, afinal eu também fiquei duvidosa!

Ácido úrico:- imagem acima esquerda

O ácido úrico é um produto do metabolismo das purinas (proteínas), por ação de uma enzima. Ele é um ácido fraco e a sua forma ionizada, o urato monossódico, é a forma encontrada no plasma humano, no líquido extra-celular e na sinóvia. A sinóvia é o líquido viscoso, que preenche as cavidades articulares.
Os alimentos contêm diversas substâncias constituídas por moléculas que são:
os açúcares (hidrato de carbono),
gorduras (ácidos graxos)
e proteínas (aminoácidos).
Os aminoácidos se decompõem no organismo em:
ácidos nucléicos,
nucleotídios
e bases purínicas.
As purinas estão presentes nos alimentos ingeridos e também em proteínas do nosso próprio organismo.
As purinas sofrem um processo de degradação em hipoxantina e esta se transforma em xantina. Por sua vez, a xantina, por ação irreversível de uma enzima denominada de xantina oxidase, se transforma em ácido úricO ácido úrico é excretado para fora de nosso organismo pelo rim, bile e sucos intestinais. A taxa do ácido úrico no plasma humano depende do equilíbrio entre a absorção e produção de um lado e a destruição e excreção de outro lado.
De uma maneira geral, o organismo humano não é capaz de metabolizar ou destruir os uratos, por isso, para manter equilibradas e normais as taxas de ácido úrico no organismo, é necessário que ele seja eliminado pelo rim e/ou pelo intestino.

URÉIA: imagem acima direita
Uréia é um composto orgânico, cristalino ,incolor, de fórmula CO(NH2)2 (ou CH4N2O), com um ponto de fusão de 132,7 °C. Tóxica, a uréia forma-se principalmente no fígado, sendo filtrada pelos rins e eliminada na urina ou pelo suor, onde é encontrada abundantemente; constitui o principal produto terminal do metabolismo protéico no ser humano e nos demais mamíferos. Em quantidades menores, está presente no sangue, na linfa, nos fluidos serosos , nos excrementos de peixes e de muitos outros animais inferiores. Altamente azotado, o nitrogênio da uréia (que constitui a maior parte do nitrogênio da urina), é proveniente da decomposição das células do corpo e também das proteínas dos alimentos. A uréia também está presente no mofo dos fungos, assim como nas folhas e sementes de numerosos legumes e cereais. É solúvel em água e em álcool , e ligeiramente solúvel em éter. (Wikipédia)
Agora a master revelação: tam-tam-tam!!!!!!! Em nosso corpo, o ácido úrico é eliminado através da urina em sua forma principal: a uréia. A uréia é geralmente encontrada em pequenas quantidades na urina.
Então, cara aluna perguntante: são parentes químicos sim!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog