quarta-feira, 15 de abril de 2009

NAPALM- VOCE CONHECE?

. O napalm é o agente espessante que quando misturado com gasolina( gelada) a transforma num gel pegajoso e incendiário.
Um dos maiores problemas dos fluidos incendiários (tais como os usados nos lança-chamas) é que eles salpicam e escorrem muito facilmente devido à sua baixa viscosidade Nos Estados Unidos descobriu-se que a gasolina sob a forma de gel aumentava o alcance e a eficiência dos lança-chamas. No entanto, no início da Segunda Guerra Mundial , para se obter gasolina gelificada era necessário usar borracha natural a qual estava, na altura, sob forte procura e com preço elevado. O napalm veio providenciar uma alternativa mais barata.
O napalm moderno é composto por
benzeno e poliestireno, e é conhecido por Napalm-B.

Utilização
O napalm foi usado em lança-chamas e
bombas pelos Estados Unidos e nações aliadas, para aumentar a eficiência dos líquidos inflamáveis. A substância é formulada para queimar a uma taxa específica e aderir aos materiais. O napalm é misturado com a gasolina gélida em diferentes proporções para alcançar este objetivo.
Diversos lançadores foram desenvolvidos para seu uso, culminando nas armas lança-chamas utilizadas contra os exércitos vietnamitas no fim da década de 1960.
Na Segunda Guerra Mundial, a
Força aliada bombardeou cidades do Japão com napalm. Foi usada também contra guerrilhas comunistas na Guerra civil grega . pelas Forças armadas dos Estados Unidos foi usada na Coréia e na Guerra do Vietnã e pelo México em 1960 usada contra guerrilha de Guerrero.
Um outro efeito do napalm em bombas, consiste na desoxigenação do ar envolvente e aumento
da concentração de Monóxido de Carbono os quais provocam asfixia . Uma outra utilização do napalm na Guerra do Vietnã consistiu na abertura de clareiras para a aterrissagem de helicópteros( fonte: Wikipédia)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog