terça-feira, 24 de junho de 2008

SILÍCIO- O ELEMENTO!

NÃO TENHA PREGUIÇA E LEIA TUDO SOBRE O SILÍCIO!!!!!!!

O silício é um elemento químico de símbolo Si de número atômico 14 (14 prótons e 14 elétrons) com massa atómica igual a 28 u. À temperatura ambiente, o silício encontra-se no estado sólido. O silício é o segundo elemento mais abundante da face da terra, perfazendo 25.7% do seu peso. Aparece na argila, feldspato, granito, quartzo e areia, normalmente na forma de dióxido de silício (também conhecido como sílica) e silicatos (compostos contendo silício, oxigênio e metais). O silício é o principal componente do vidro, cimento, cerâmica, da maioria dos componentes semicondutores e dos silicones, que são substâncias plásticas muitas vezes confundidas com o silício.
Pertence ao grupo 14 ( 4A ) da Classificação Periódica dos Elementos. Se apresenta na forma de pó ou cristais azuis prateados.
Suas propriedades são intermediárias entre as do carbono e o germânio. Na forma cristalina é muito duro e pouco solúvel, apresentando um brilho metálico e uma coloração grisácea. É um elemento relativamente inerte e resistente à ação da maioria dos ácidos. O silício transmite mais de 95% dos comprimentos de onda das radiações infravermelhas.
É utilizado para a produção de ligas metálicas, na preparação de silicones, na indústria cerâmica e, por ser um material semicondutor muito abundante, tem um interesse muito especial na indústria eletrônica e microeletrônica, como material básico para a produção de transistores para chips, células solares e em diversas variedades de circuitos eletrônicos. Por esta razão é conhecida como Vale do silício a região da California ( EUA ) onde estão concentrados numerosas empresas do setor de eletrônica e informática.
O silício é um elemento vital em numerosas indústrias. O dióxido de silício, areia e argila são importantes constituintes do concreto armado e azulejos ( ladrilhos ), sendo empregadas na produção do cimento Portland.
Outros importantes usos do silício são:
Como carga em materiais de revestimento e compósitos de cimento, como cerâmicas.
Como elemento de liga em fundições.
Fabricação de vidro e cristais para janelas e isolantes, entre outros usos.
O carboneto de silício é um dos abrasivos mais importantes.
Se usa em lasers para a obtenção de luz com um comprimento de onda de 456 nm.
O silicone se usa em medicina para implantes em próteses e produção de lentes de contato.
O silicone é usado para fabricação de chupetas.
( informações retiradas da wikipédia)

4 comentários:

baba_crazy disse...

tah faltando imagens pra ficar mais interessante.Mais tah bom

baba_crazy disse...

ainda tah faltando muitah informação e imagens do silicio

XQUIMICA disse...

Caro baba_crazy:
A intenção não é explorar o elemento e sim, aspectos não conhecidos dele.
Se voce procurar no localizador, há todo um estudo sobre o silício.
Obrigada por acessar o XQUIMICA!

baba_crazy disse...

ok!!!!!!!!! da proxima vez explica melhor

Arquivo do blog