quarta-feira, 23 de abril de 2008

RÁDIO , RÁDIO!

essa é Marie Curie que , junto com seu marido, descobriu o elemento rádio e a radioatividade.
Devido a isso, morreu com lesões , pois não se sabia do perigo das radiações.

O Rádio ( do latim "radius" , raio ) é um elemento químico de símbolo Ra , número atômico 88 ( 88 prótons e 88 elétrons ) com massa atómica [226] u, pertencente a família dos metais alcalino-terroso, grupo 2 da classificação periódica dos elementos. À temperatura ambiente, o rádio encontra-se no estado sólido.
É um
metal altamente radioativo encontrado em minerais de urânio como na pechblenda. As suas aplicações são derivadas do seu caráter radioativo. Foi usado em medicina, porém substituído por radioisótopos mais eficientes.
Foi descoberto por
Marie Curie e seu marido Pierre em 1898 na pechblenda/uranio
É o mais pesado dos
metais alcalino-terrosos, é intensamente radioativo e assemelha-se quimicamente ao bário. Este metal é encontrado combinado em quantidades mínimas no minério de urânio pechblenda, e em vários outros minerais de urânio. É um emissor de partículas alfa , partículas beta e radiação gama. O rádio misturado com Berílio produz neutrons.
Quando recentemente obtido, o metal puro do rádio é branco brilhante, escurecendo quando exposto ao
ar ( provavelmente devido a formação de nitreto ). O rádio é luminiscente ( produzindo uma coloração azul fraca ), Reage com a água para formar hidróxido de rádio, Ra(OH)2 , e é um pouco mais volátil que o bário.(Wikipédia)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog