segunda-feira, 31 de julho de 2017

DROGAS AJUDANDO A TRATAR DEPENDÊNCIA QUÍMICA

ALÔ PESSOAL!
Saiu ontem, dia 30/07/2017, no Estado de São Paulo, uma reportagem de Fábio de Castro, sobre a "Ciência Psicodélica"
Vou fazer um resumo, mas quem quiser ler a íntegra, acesse o portal do "Estado de São Paulo"


Será que uma droga consegue modificar, ou anular, os efeitos de outras drogas?

Segundo as pesquisas feitas no Brasil, Canadá , EUA e Suíça a resposta é SIM.
As pesquisas sobre o uso de MDMA são as mais avançadas.
MDMA = metilenodioximetanfetamina , principio ativo do ecstasy, uma droga sintética.
fórmula:
fonte:http://matznerd.com

Comercialização:

  fonte:CNN.com


Estudo:
O estresse pós traumático provoca modificações cerebrais tais como aumento da atividade da amígdala, área cerebral ligada ao medo e reduz a atividade do córtex pré frontal e hipocampo, áreas ligadas à memória e aprendizado.
Os efeitos dessas modificações são: perda cognitiva, isolamento social, destruição de relacionamentos, abuso de álcool e drogas, depressão, suicídio.
Pessoas com estresse pós traumático tem extrema dificuldade para falar sobre o trauma ( acidentes, assaltos, abusos sexuais)  . O MDMA ajuda o paciente a construir empatia com o terapeuta, enquanto a sensação de bem estar causada pela substancia permite que ele suporte a lembrança do trauma.Assim há melhora na comunicação, favorece os sentimentos de solidariedade e empatia,reduz o medo, traz sensação de bem estar, induz à sociabilidade e extroversão.
Estudos também estão sendo feitos no tratamento do alcoolismo severo, com a mesma droga.
A grande revelação, no uso das drogas para efeitos clínicos, "está no estado de consciência induzido que dá aos pacientes e ao psiquiatra um acesso à mente que normalmente não é alcançado. Isso permite que o terapeuta observe coisas que antes ficavam ocultas"- palavras do psiquiatra Dartiu Xavier da UNIFESP .

 Além dessa droga, outras estão sendo estudadas:
 Psilocibina- composto ativo dos cogumelos alucinógenos. É investigado seu potencial para tratar ansiedade ligada a doenças terminais e dependência do álcool e tabaco.
 https://st.depositphotos.com/1723045/1325/v/950/depositphotos_13258742-stock-illustration-psilocybin-a-hallucinogen-found-in.jpgfonte: https://pt.depositphotos.com

Ibogaína: extraído da planta iboga, tem potencial para tratar dependência de álcool, cocaína, heroína, morfina e tabaco.
http://stereominds.com.br/wp-content/uploads/2016/03/iboga.jpgfonte:  http://stereominds.com.br

LSD: tem sido estudada para trapias de ansiedade em pacientes de dependência de álcool, câncer e transtorno obssessivo compulsivo.

https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/8b/80/4f/8b804f8379d67641620ca6c5661cbc2f.jpg fonte: http://forum.phish.net

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/d0/LSD_structural_formulae_v.1.png/1200px-LSD_structural_formulae_v.1.png    fonte: Wikipédia

Ayahuasca : chá psicoativo feito com plantas da Amazônia, investigado para tratamento de depressão, dependência do álcool e cocaína.
 
 https://caradeego.files.wordpress.com/2014/02/32.jpg fonte:http://aumagic.blogspot.com.br

Vamos acompanhar esses estudos e entender como os tratamentos serão feitos!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Fazendo a vida ser interessante