segunda-feira, 19 de junho de 2017

EFEITOS NOCIVOS DO EXCESSO DE ESPUMA

ALÔ PESSOAL!!!


Na postagem anterior nós vimos como as espumas são formadas e sua eficácia na limpeza.
Agora, que o excesso de espuma é prejudicial, todos sabem, mas por quê?


Grande parte das pessoas não sabe, mas os detergentes usados para lavar roupas possuem entre 35% e 75% de sais de fosfato. O fosfato é o responsável por diversos problemas na água como a inibição da biodegradação das substâncias orgânicas.
 O grande problema está no fato de que substâncias que não são biodegradáveis não têm como ser exterminadas pelo tratamento de esgoto independente do fato de se ele é público ou privado.
Existe ainda a possibilidade de que os detergentes que possuem base de fosfato causem eutrofização. Esse processo tira o oxigênio da água fazendo com que vários organismos acabem morrendo. O fosfato em excesso pode fazer com que o curso de água fique coberto por algas assim como outras plantas.
O  tripolifosfato de sódio é usado na fabricação de sabões em pó. Mas devido aos problemas ambientais causados pelo excesso de fósforo, foi restringido seu uso pela legislação .Ele tem ação dispersante, emulsificante e reforçador.
Fórmula:


wikimedia.org








Espuma no rio Tietê


Os detergentes que utilizamos no dia a dia são grandes vilões, pois eles consistem na principal fonte de poluentes químicos. Para se ter uma ideia dentre os agentes de contaminação da água existem vários produtos químicos como alvejantes e micróbios. Vários produtos usados em nosso dia a dia possuem elementos e compostos que causam danos a água.
Um dos principais sinais de que existe contaminação da água por detergente é a espuma para que se forma na sua superfície. Os detergentes são produtos que tem ativação quando em contato com a água e por isso criam a espuma em grandes e estáveis áreas. A camada de espuma costuma ser grossa e se estender por centenas de metros. A contaminação ainda pode acontecer de maneira nada higiênica através de água doméstica.


Fórmula geral dos detergentes ( lauril sulfato de sódio) :


Representação da estrutura química de um dos principais detergentes, o lauril sulfato de sódio.








fórmula de sabão em pó básica - http://slideplayer.com.br


XQUIMICA ESPERA TER LIMPADO SUAS DÚVIDAS!


fonte:http://meioambiente.culturamix.com/poluicao

Nenhum comentário:

Arquivo do blog