quarta-feira, 17 de agosto de 2016

FUNDAMENTOS DA RADIOATIVIDADE -CINÉTICA RADIOATIVA -

ALÔ PESSOAL!!!
Se falamos em radioatividade, precisamos falar de cinética radioativa!
afinal, se o elemento radioativo vai emitir partículas e seu número de massa e número atômico vão mudar, então o elemento será outro!!!!
E isso acontece até que o elemento adquira estabilidade.




A cidade de Chernobyl não pode ser repopulada pelo fato de o isótopo radioativo presente no local ter uma velocidade de desintegração muito lenta
A cidade de Chernobyl não pode ser repopulada pelo fato de o isótopo radioativo presente no local ter uma velocidade de desintegração muito lenta.( Uranio 235 )


Quando um radionuclídeo emite partículas alfa ou beta, ele se transforma, como sabemos, em outro nuclídeo diferente. Assim, à medida que o tempo passa, a quantidade de radionuclídeo vai diminuindo.
Tempo de meia-vida ou período de semidesintegração (representado por t1/2 ou P) é o tempo necessário para que metade da quantidade de um radionuclídeo presente em uma amostra sofra decaimento radioativo.
radio8
Quando a massa de um radioisótopo se reduz à metade, também se reduzem à metade o número de átomos, a quantidade em mols e a atividade radioativa (desintegrações por segundo) desse radioisótopo.
O tempo de meia-vida é uma característica de cada radionuclídeo e não depende da quantidade inicial do radionuclídeo nem de fatores como pressão, temperatura e composição química do material (lembre-se de que radioatividade é um fenômeno nuclear, e não químico).
Graficamente, podemos representar o processo de decaimento radioativo através da chamada curva exponencial de decaimento:



Alguns elementos radioativos e seu tempo de meia vida:


Tabela com a meia-vida de alguns radioisótopos








onde,
n = número de átomos final
n0 = número de massa inicial
x = número de períodos transcorridos





fontes:http://quimicasemsegredos.com
           http:// agracadaquimica.com.br

Nenhum comentário:

Arquivo do blog