sexta-feira, 7 de março de 2014

REGRAS DA SOLUBILIDADE OU COMO TIRAR MANCHAS USANDO A QUÍMICA!

ALÔ PESSOAL!
depois de falar em soluções, ionizações e dissociações, vamos às regras de solubilidade:
Uma substancia polar tende a se dissolver num solvente polar.
Uma substancia apolar tende a se dissolver em solvente apolar.
Dessa forma muitas substancias  inorgânicas como ácidos, bases, sais, dissolvem-se em água.
Já as substancias orgânicas, apolares, dissolvem-se em solventes orgânicos: parafina não se dissolve em água, mas dissolve-se em gasolina.
Vamos usar esse conhecimento para tirar manchas????
BATOM: Antes de lavar, passe um algodão para tirar o excesso. Em seguida, lave com um detergente alcalino. Caso a mancha não saia, pegue um removedor e um pouco de detergente neutro e misture. Esfregue a mistura na mancha suavemente e coloque para lavar.
CAFÉ : Manchas recentes devem ser lavadas na hora. Já as antigas, devem ser removidas com pano molhado em glicerina (fazer o procedimento por meia hora) e depois lavar com água quente e sabão
CERVEJA: Passe algodão com álcool sobre a mancha. Em seguida, lave com água morna e sabão em pó.
CHOCOLATE: Lavar com água quente e sabão. Em casos de manchas mais profundas, é necessário o uso de água oxigenada.
ESMALTE E UNHAS: Usar acetona ou removedor de esmaltes. Em tecidos finos, usar água oxigenada e, em seguida, água e sabão.
FRUTAS VERMELHAS: Lavar com água e sabão. Deixar de molho numa mistura de água sanitária e espuma de sabão. Se a mancha for profunda e não sair, lave com vinagre e álcool.
GORDURAS:  Molhar uma escova de roupa em uma mistura de água e amoníaco e passar sobre a mancha. Repetir a operação, desta vez embebendo a escova em água e vinagre. Outra maneira de remover a mancha é colocar bastante talco por muitas horas
SANGUE: Lavar o tecido com água fria. Se a mancha persistir, lavar novamente com uma mistura de água fria, sal de cozinha e 5% de amônia. Outra opção é lavar com água fria e, em seguida, repetir o processo usando água oxigenada.
SUOR:
Lave o local com uma solução de álcool e amoníaco. Depois, limpe com água quente e deixe secar à sombra. Não use cloro, pois a substância pode endurecer e enfraquecer a fibra do tecido.
TINTA DE CABELO: Remover a mancha com uma mistura de ácido nítrico e ácido oxálico em partes iguais.
VINHO TINTO:Lave o tecido e, em seguida, deixe-o de molho com uma mistura de água quente, sabão em pó e detergente alcalino. Você pode ainda polvilhar, na hora em que o vinho for derramado, bastante sal ou espremer suco de limão. Outra saída é esfregar a mancha de vinho tinto com vinho branco e, depois, lavar com água e sabão.
FONTE:TERRA.COM.BR

Nenhum comentário:

Arquivo do blog