terça-feira, 30 de julho de 2013

NOTÍCIAS DE MARTE

alõ pessoal!!!
Podem ter a certeza que Marte estará nos vestibulares!
Essas notícias são dessa semana e saiu na revista  EXAME:
DESLIZAMENTO DE TERRA NA CRATERA ZUNIL ( MARTE)-cienctec.com.br

São Paulo – Marte não é um planeta agradável para se viver. O planeta vermelho é frio e seco, com uma fina atmosfera dominada por dióxido de carbono. E, de acordo com novos dados coletados pelo jipe-robô Curiosity, a atmosfera do planeta não mudou muito nos últimos 4 bilhões de anos.

Os cientistas suspeitam que, depois de formação violenta do planeta há 4,5 bilhões de anos, algo fez com que Marte perdesse sua atmosfera. Hoje, o planeta tem só 1% da atmosfera da Terra.
Os pesquisadores suspeitam que Marte sofreu uma catástrofe que desligou os campos magnéticos do planeta. O fenômeno deixou o planeta exposto a fortes ventos solares e o fez perder praticamente toda sua atmosfera. Essa descoberta foi possível porque pesquisadores revelaram com uma precisão inédita a composição do ar em Marte. A conclusão está em dois estudos publicados na revista Science.
Os cientistas já suspeitavam que Marte tivesse perdido a atmosfera no passado. A nova análise revelou detalhes na composição de gases no planeta, o que permitiu aos cientistas deduzir que a erosão atmosférica inicial foi muito mais brusca do que o imaginado, e só depois atenuou.
Antes desse evento, Marte tinha uma atmosfera espessa, com pressão centenas de vezes maior do que a da Terra. O planeta vermelho perdeu rapidamente quase todo seu ar e a erosão não cessou. Hoje, o ar de Marte é tão rarefeito que sua pressão é de menos de um centésimo da encontrada na superfície terrestre.
Os pesquisadores deduziram essa perda de atmosfera porque os átomos mais leves de um gás se concentram no alto da atmosfera. O vento solar age os empurrando para fora de Marte com mais facilidade.
Agora, portanto, é praticamente um fato: Marte perdeu sua atmosfera. Resta ter certeza do que causou essa perda tão brusca. Os cientistas ainda discutem o que exatamente causou o fenômeno.
A hipótese mais válida é que o campo magnético do planeta dependia de um fluxo de magma em seu interior. Se esse magma se solidificou, o magnetismo se dissipou e deixou o planeta exposto ao vento solar, que era mais forte naquela época. Há também a teoria de que uma grande colisão desestabilizou o fluxo de magma do planeta vermelho.
Apesar da perda precoce de atmosfera, ainda não se sabe se o fenômeno foi quem impediu que o planeta tivesse condições favoráveis à vida. Mas tudo indica que, ao menos durante um curto período de tempo, a pressão atmosférica do planeta foi adequada para manter água líquida, cujo fluxo deixou sinais em rochas.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog