A pedidos, vamos falar da pomada Minâncora:
A pomada de cheiro forte composta de cânfora, óxido de zinco e cloreto de benzalcônio ainda é encontrada no armário de muitas mocinhas que seguem a risca as dicas de belezas das mulheres mais velhas da família.
Segundo o dermatologista Fernando Passos de Freitas, a Minâncora normalmente é utilizada para remover a oleosidade da pele, minimizando problemas como cravos e espinhas, que costumam aparecer em peles mais oleosas.
A vantagem é que a pomada não tem contraindicação e pode ser usada em todos os tipos de pele. "A Minâncora também tem indicação antisséptica e para tratamento de frieiras", acrescenta o especialista.
Por conta do aroma de cânfora, que proporciona uma leve sensação de refrescância, é comum que a pomada seja utilizada como desodorante ou para evitar o mau cheiro nos pés após um longo dia ( fonte: http://vilamulher.terra.com.br)
Ela também age como secante nas frieiras, antipruriginosa e desodorante.
Veja que a composição e a quantidade de cada composto químico está na própria embalagem
Cloreto de bezalcônio :
Cloreto de Benzalcônio (cloreto de alquil dimetil benzil amônio) é um agente de tensão superficial para aumentar o contato nitrogenoso e catiônico pertencente ao grupo de compostos de amônio quaternário. É um sal facilmente solúvel em água, álcool e acetona.
É utilizado como antiséptico, espermicida, descongestionante nasal, e historicamente como bactericida. Seu uso varia desde desinfecção de pele e limpeza de membranas mucosas passando por esterilização de instrumentos, por cultivo de pessegos e até como conservante.(Wikipédia)
Óxido de zinco:
O óxido de zinco é um composto químico de cor branca. Sua fórmula é ZnO e é pouco solúvel em água, porém muito solúvel em ácidos. É utilizado como inibidor do crescimento de fungos em pinturas e como pomada antisséptica na medicina.
Óxido de zinco é o produto de corrosão inicial do zinco em atmosfera relativamente seca e é formado pela reação entre o zinco e o oxigênio presente na atmosfera, conforme a reação:
A cânfora é uma planta medicinal originária do sul da China e do Japão que contém um óleo essencial.
Cânfora (C10H16O), uma substância branca, cristalina, com um forte odor característico e obtida a partir da seiva. A extração é feita pela oxidação do pineno (parte principal da essência de terebentina). É uma combinação acíclica. Apresenta-se em grandes massas brancas, grano-cristalinas, translúcidas de cheiro particular penetrante e de um sabor um tanto amargo. É pouco solúvel na água, dissolvendo-se facilmente no álcool, éter e demais solventes orgânicos. Volatiliza-se à temperatura comum.(Wikipédia)
4 comentários:
Valeu de verdade Profª!!!!
Um grande abraço!!!!
Estamos aqui para ajudar!
Abraços
XQUIMICA
Gostaria de substituir o desodorante pela minancora devido à quantidade de alumínio que contem o desodorante. A minancora tem alumínio também?
OI Fernanda, obrigada por acessar o XQUIMICA!
A Pomada Minâncora não tem alumínio, mas no mercado há desodorantes que são livres desse elemento.
Dê uma olhada na composição...
Abraços
XQUIMICA
Postar um comentário