sábado, 13 de abril de 2013

REPELENTES- A FÓRMULA QUE DÁ ARREPIOS!


OLÁ PESSOAL!
Todo mundo conhece repelentes, principalmente o chamado "OFF".
Então resolvi procurar quais as substancias que compõe o dito cujo e fiquei PASMA!
Agora pasmem voces ao lerem a reportagem da Superinteressante:
CONTÉM REDUTOR DE PUM E REMÉDIO PARA ESPINHAS!
Besunte a pele com sal, silicone e remédio para espinhas: essa é a receita do repelente Off!, capaz de desbaratinar até flatulência
por Renata Mauro
O ANTIPUM - Dimeticone
O arqui-inimigo dos gases intestinais, a seu dispor. Um óleo sintético, o intrépido dimeticone é a arma dos remédios contra flatulência - dá uma desinflada nos puns que se formam na barriga. É um parente de outro óleo, esse com função menos underground: o silicone usado para preencher seios. No repelente, o dimeticone não infla nem desinfla nada. Serve para deixar a loção repelente mais fluida e suave ao nosso tato.


O CARRASCO - Dietiltoluamida
Insetos, tremei! O DEET, como esse composto químico é mais conhecido, faz mosquitos, carrapatos e afins passar fome. Como? A explicação mais aceita é que o DEET bloqueia os sentidos dos bichos e os impede de localizar alimento (nosso sangue). Outra linha de estudos diz que o DEET tem um bodum que afasta os insetos - ao nosso olfato, o odor seria menos intenso. Nós também podemos sofrer com o DEET: usado em excesso, irrita a pele.



A VASELINA - Petrolatum
Pode chamar de vaselina mesmo. A conhecida propriedade escorregadia desse derivado do petróleo faz com que o repelente deslize melhor quando o aplicamos no corpo. Também cria uma película na pele, evitando que ela perca água e fique desidratada.


O CUPIDO - Álcool cetílico
Água e óleo não se misturam, certo? Errado. Esse álcool graxo dá conta de juntar os dois. O resultado desse casamento é um creme mais consistente - sem a união, a fórmula se desmancharia na mão. O álcool cetílico também dá a cor branca do repelente. Tirado de gordura animal ou de vegetais, pode ser encontrado ainda em bronzeadores.

A MILAGREIRA - Aloe veraSabe a babosa? Aquela que muitos usam para hidratar as madeixas? Taí. Mas a indústria parece ter achado aloe vera um nome mais bonito para vender cosmético. Essa planta é vista como milagrosa por muitos naturebas, que a consideram remédio para tudo - até para espinhas. Aqui, só deixa uma sensação de frescor quando passamos o repelente na pele.



O TEMPERO - Cloreto de sódio
É o mesmo sal que dá graça a sua comida. Mas no repelente funciona como um pacificador - une todos os ingredientes da fórmula numa massa homogênea. O cloreto de sódio também aparece em sabonetes líquidos e xampus. (Atenção, Off! não serve para temperar a salada.) Fórmula química- NaCl-

 
Ingredientes da versão Off! Family
Fontes Carlos Andrade, professor de biologia da Unicamp; Eraldo Lima, entomologista da UFV; Jadir Nunes, professor de tecnologia de cosméticos das Faculdades Oswaldo Cruz; Sávio Barbosa, farmacêutico da Universidade Metodista; Vânia Leite, professora de farmácia da Universidade Anhembi-Morumbi; Walter Leal, professor de entomologia da Universidade da Califórnia. A Ceras Johnson, fabricante, não se pronunciou.
 Atenção: a parte descritiva e pesquisa foi feita pelo pessoal. da SUPER, mas as figuras inseridas são meus complementos para a matéria em pauta!


6 comentários:

Anônimo disse...

A estrutura apresentada como ácool cetílico é, na verdade um ácido acético!

XQUIMICA disse...

o ácido acético também pode ser chamado de álcool cetílico, segundo uma antiga forma de nomear, onde OH é sempre um álcool!
Bem vindo ao XQUIMICA!
Volte sempre!

Anônimo disse...

Péssimo.

XQUIMICA disse...

Todo comentário é bem vindo.
Agradeça à Superinteressante!
XQUIMICA

Carlos Barros™ disse...

Me Ajudou Muito!

Anônimo disse...

Importante discutir estas questões. Os repelentes devem ser usados com cuidado pelo usuário e observando as normas.
Precisamos de mais pesquisas para avaliar os efeitos sobre outras espécies e meio ambiente, para minimiza-los.

Arquivo do blog