quarta-feira, 17 de outubro de 2012

AREIAS MONAZÍTICAS

OLÁ PESSOAL!
Não sei por que mas acordei com esse assunto na cabeça!
O que são areias monaziticas?
Sabia que são muito importantes?
Segundo a Wikipédia essa é a definição:

Areia monazítica é um tipo de areia  que possui uma concentração natural de minerais pesados, podendo ocorrer ao longo do litoral e em determinados trechos de rios.
A areia monazítica contém uma abundante quantidade de monazita (minério constituído por fosfatos de metais do grupo do cério) e de tório, principalmente o isótopo 232. Possui também significativa quantidade de uranio, que juntamente com o tório é responsável pela sua radioatividade. O termo "monazita" provém do grego monazein, que quer dizer "estar solitário", o que indica sua raridade.
A quantidade de areia monazítica nas praias é bastante variável, indo desde a sua ausência a um percentual de 60% ou mais.
Tais areias são muito conhecidas por seus fins terapeuticos , sendo utilizadas no tratamento de artrites e inflamações, uma vez que espalhada sobre a pele produz uma radiação que estimula os tecidos, favorecendo o fluxo sangüíneo na região afetada. Porém, não há comprovação científica sobre os efeitos curativos deste tipo de areia. Já passar alguns dias longe de fatores estressantes pode de fato diminuir os sintomas de doenças crônicas.
Já segundo www.scielo.br :
Monazita é um fosfato de metais de terras raras e de tório, essencialmente (Ce, La, Y, Th)PO4, que se concentra nas areias, em razão de sua resistência ao intemperismo químico e à alta densidade relativa, estando, assim, associada com outros minerais resistentes e pesados, como a magnetita (fórmula ideal, Fe3O4), a ilmenita(FeTiO3), o rutilo (TiO2) e o zircão (ZrSiO4).
Malanca e colaboradores relatam que os depósitos de minerais radiativos nas praias do Espírito Santo atingem mais de 500 km de extensão. Apesar do expressivo potencial econômico, ainda não existem programas visando a exploração das areias monazíticas, para inúmeras aplicações tecnológicas, por suas propriedades elétricas e magnéticas características. Em contrapartida, têm-se atribuído algumas propriedades terapêuticas às areias monazíticas no tratamento de reumatismo, dermatoses e outras doenças alérgicas
O comportamento magnético relativamente forte dessas areias é diretamente observável com uso de um imã de mão. O principal objetivo do presente trabalho consistiu no estudo das caracterizações química e mineralógica dos óxidos de ferro da fração magnética de duas amostras de areias monazíticas coletadas de praias de Iriri e de Guarapari, no estado do Espírito Santo.
 Segundo análises e estudos feitos por:Departamento de Química, Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Minas Gerais, CP 702, 31270-901 Belo Horizonte - MG, as areias são radioativas  mas não há estudos conclusivos se são benéficas á saúde.Abaixo uma figura que ilustra como essas areias são escuras, isso na Bahia.


imagem:achetudoeregiao.com.br

É bom também saber que elas contém uma quantidade de terras raras, assunto já discutido nesse blog!Informe-se, vá estudando as possibilidades!


Nenhum comentário:

Arquivo do blog