sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ENERGIA EÓLICA É SOLUÇÃO?

ALÔ PESSOAL!!!!!!!!!
O pesquisador Robert Bryce em seu livro" Power Hungry- the Miths of Green Energy" fala sobre dados e estatísticas que merecem atenção quanto à aplicabilidade do conceito energia verde.
Energia solar e energia eólica são vedetes .
Afinal sol e vento são de graça, não?Mas...
Convertê-los em energia tem um custo muito alto.
Imagine uma turbina dessas: são 50 toneladas de estanho para produzir 1 megawatt de energia.Já o gás natural precisa de 0,3 tonelada de estanho para a mesma produção de de energia. O vento sai de graça, mas os minérios necessários para erguer essa estrutura são recursos naturais não renováveis. E a terra ao redor?
Cada turbina gera 1 watt por metro quadrado de terra, 20 vezes menos que o gás natural.
Se comparar com energia solar e energia nuclear, a distancia fica ainda maior.
Depois de passada a "euforia verde" os países estão entendendo que essas energias requerem altos investimentos e necessitam de espaço físico.
E muitos estão caindo na realidade .
Para se ter uma idéia o estado americano da Califórnia pretende obter um terço de sua energia ( 17 mil megawatts) de fontes limpas até 2020.Se dividir essa meta, meio a meio , entre sol e vento, veja o tamanho do "enrosco": uma área 5 vezes maior que Manhattan para os painéis solares e 70 vezes maior do que a ilha para a instalação das turbinas eólicas.
A questão energética é prioridade, mas, precisa de estudos condizentes com a realidade de cada país. Ou seja, não é somente vento e sol ....



Nenhum comentário:

Arquivo do blog