quarta-feira, 27 de julho de 2011

LETRA CURSIVA

ALÔ PESSOAL!!!!!!!!
Tudo bem que o assunto não é química, diretamente.
Mas tem tudo a ver!!!!!!!!!Simbologia química, nomes de elementos, reações....
Nesses vários anos como professora, tenho visto muitos alunos que demonstram dificuldades em escrever com letra cursiva: saem garranchos que mal dá para entender...mas será que isso é motivo para deixá-la de lado?
Somente letra de forma ou, pior, só teclado do computador , será essa a solução?
Escrever, ler e reescrever faz parte de um processo de aprendizagem muito mais complexo doi que se imagina.
Entender os códigos, escritos de diferentes formas, e compreendê-los é uma das fases mais importantes da educação.
Não dá para sublimar essa parte ou fazer de conta que ela não existe.
Assim voltaremos aos egípcios , onde somente os escribas dominavam a técnica e detinham certo poder nas mãos.
Não vou falar de preciosismo, acentuação, vocabulário.
É saber escrever, saber ler e saber o que leu: é o básico e isso não pode ser retirado.
O capricho em fazer a letra cursiva, o cuidado com os cadernos, a responsabilidade em mantê-los organizados e legíveis são direcionamentos para a vida futura. Parece simples quando escrito assim, mas quem tem filhos, ou é profissional da educação, sabe que não é tão simples assim.
Organizar-se nestas pequenas coisas, ter a paciência e dedicação para traçar letras, trabalha o lado cognitivo , estabelecendo relações entre neurônios e criando novas dinâmicas cerebrais.
A humanidade não caminhou mais de 2000 anos para isso.
E ainda não chegamos ao universo de Isaac Asimov, onde as comunicações são telepáticas e as máquinas totalmente humanizadas....

Nenhum comentário:

Arquivo do blog